Publicidade: propaganda infantil

Você acredita em tudo que aparece nas propagandas? É importante se questionar sobre os interesses da publicidade. Nessa aula de Português vamos refletir sobre propaganda e publicidade infantil. Vamos lá?


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual é o principal objetivo da propaganda?

    A) Ensinar.

    B) Convencer.

    C) Ajudar.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A publicidade é um tema presente no cotidiano dos estudantes, e a propaganda infantil é algo que pode influenciar suas escolhas e comportamentos. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia da Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias, aprofundando seus conhecimentos sobre a publicidade infantil. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos de propagandas voltadas para crianças, discutindo seus impactos na formação de valores e hábitos.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A publicidade é uma forma de comunicação cujo objetivo é influenciar o comportamento das pessoas, seja para vender um produto ou serviço, ou para promover ideias ou valores. As crianças são um público-alvo especialmente vulnerável à publicidade, pois muitas vezes não têm capacidade crítica e discernimento para avaliar o que estão vendo ou ouvindo. É importante que os alunos aprendam a reconhecer a publicidade e a propaganda infantil, seus objetivos e estratégias, bem como a importância de se protegerem de possíveis abusos.

    Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa de rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e participativa. Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta atividade, vamos falar sobre publicidade e propaganda infantil. Vamos discutir como a publicidade pode influenciar as crianças e como elas podem ser vítimas de mensagens publicitárias enganosas. É importante que os alunos compreendam como a publicidade funciona e como podem se proteger de mensagens manipuladoras. É necessário destacar que essa atividade não pretende demonizar a publicidade, mas sim despertar a consciência crítica dos alunos em relação às mensagens publicitárias.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    A publicidade é uma das formas mais presentes em nosso cotidiano, com grande impacto na sociedade, especialmente nas crianças. A publicidade infantil é um assunto muito importante que precisa ser discutido em sala de aula. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar um jogo de tabuleiro para entender melhor o que é publicidade infantil e como ela influencia as crianças. O objetivo é que os alunos possam desenvolver habilidades para planejar notícias impressas e para circulação em outras mídias, tendo em vista as condições de produção e público-alvo.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    A publicidade é uma forma de comunicação cujo objetivo é vender produtos ou serviços. Essa comunicação é feita por meio de anúncios, veiculados em diferentes meios, como televisão, rádio, internet, revistas, jornais, entre outros. E a propaganda infantil é uma das formas mais comuns de publicidade, que visa atingir as crianças. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia Design Thinking para entender como a propaganda infantil afeta as crianças e como podemos desenvolver um mapa de empatia para compreender as necessidades e desejos do público infantil.
    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    A publicidade é uma estratégia de comunicação usada pelas empresas para promover seus produtos ou serviços. Ela está presente em diversos meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, revistas, jornais, entre outros. O tema "Publicidade: propaganda infantil" é de extrema importância, principalmente porque as crianças são um público-alvo muito visado pelos anunciantes. Essa atividade será trabalhada com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de criar um template de design sprint em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Serão apresentados exemplos práticos sobre o tema para que os estudantes possam compreender melhor como a publicidade infantil é veiculada e como pode influenciar o comportamento das crianças.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: