Aula sobre Publicidade Propaganda Infantil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A publicidade é uma estratégia de comunicação usada pelas empresas para promover seus produtos ou serviços. Ela está presente em diversos meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, revistas, jornais, entre outros. O tema "Publicidade: propaganda infantil" é de extrema importância, principalmente porque as crianças são um público-alvo muito visado pelos anunciantes. Essa atividade será trabalhada com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de criar um template de design sprint em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Serão apresentados exemplos práticos sobre o tema para que os estudantes possam compreender melhor como a publicidade infantil é veiculada e como pode influenciar o comportamento das crianças.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Publicidade: propaganda infantil" e explique o que é publicidade e como ela é veiculada. Os alunos farão uma pesquisa em grupos sobre os tipos de publicidade infantil que existem e como elas são veiculadas. Caso não seja possível pesquisar on-line, leve materiais impressos, como notícias, trechos da legislação vigente e exemplos de anúncios com publicidade infantil. Cada grupo apresentará suas pesquisas para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental em grupo para organizar as informações coletadas na pesquisa. Cada grupo apresentará seu mapa mental para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e escolher um tema relacionado à publicidade infantil para trabalhar. Cada grupo apresentará seu tema para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um anúncio publicitário relacionado ao tema escolhido em grupo. Cada grupo apresentará seu anúncio para a turma.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a mensagem transmitida pelo anúncio publicitário e como ele pode influenciar o comportamento das crianças. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Conduza uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar notícias impressas e para circulação em outras mídias;
  • Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas;
  • Refletir sobre o papel da publicidade infantil na sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos;
  • Criatividade e qualidade do anúncio publicitário criado pelos grupos;
  • Reflexão crítica sobre a mensagem transmitida pelo anúncio publicitário e como ele pode influenciar o comportamento das crianças.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Publicidade: propaganda infantil" e explicar o que é publicidade e como ela é veiculada;
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da aula;
  • Conduzir uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Realizar uma pesquisa em grupo sobre os tipos de publicidade infantil que existem e como elas são veiculadas;
  • Criar um mapa mental em grupo para organizar as informações coletadas na pesquisa;
  • Criar um anúncio publicitário relacionado ao tema escolhido em grupo;
  • Discutir em grupo sobre a mensagem transmitida pelo anúncio publicitário e como ele pode influenciar o comportamento das crianças;
  • Participar ativamente durante todas as etapas da aula.