Aula sobre Publicidade Propaganda Infantil
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A publicidade é uma estratégia de comunicação usada pelas empresas para promover seus produtos ou serviços. Ela está presente em diversos meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, revistas, jornais, entre outros. O tema "Publicidade: propaganda infantil" é de extrema importância, principalmente porque as crianças são um público-alvo muito visado pelos anunciantes. Essa atividade será trabalhada com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de criar um template de design sprint em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Serão apresentados exemplos práticos sobre o tema para que os estudantes possam compreender melhor como a publicidade infantil é veiculada e como pode influenciar o comportamento das crianças.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema "Publicidade: propaganda infantil" e explique o que é publicidade e como ela é veiculada. Os alunos farão uma pesquisa em grupos sobre os tipos de publicidade infantil que existem e como elas são veiculadas. Caso não seja possível pesquisar on-line, leve materiais impressos, como notícias, trechos da legislação vigente e exemplos de anúncios com publicidade infantil. Cada grupo apresentará suas pesquisas para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental em grupo para organizar as informações coletadas na pesquisa. Cada grupo apresentará seu mapa mental para a turma.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e escolher um tema relacionado à publicidade infantil para trabalhar. Cada grupo apresentará seu tema para a turma.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um anúncio publicitário relacionado ao tema escolhido em grupo. Cada grupo apresentará seu anúncio para a turma.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão discutir em grupo sobre a mensagem transmitida pelo anúncio publicitário e como ele pode influenciar o comportamento das crianças. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Conduza uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar notícias impressas e para circulação em outras mídias;
- Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas;
- Refletir sobre o papel da publicidade infantil na sociedade atual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula;
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos;
- Criatividade e qualidade do anúncio publicitário criado pelos grupos;
- Reflexão crítica sobre a mensagem transmitida pelo anúncio publicitário e como ele pode influenciar o comportamento das crianças.
Ações do professor
- Apresentar o tema "Publicidade: propaganda infantil" e explicar o que é publicidade e como ela é veiculada;
- Orientar os alunos durante todas as etapas da aula;
- Conduzir uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Realizar uma pesquisa em grupo sobre os tipos de publicidade infantil que existem e como elas são veiculadas;
- Criar um mapa mental em grupo para organizar as informações coletadas na pesquisa;
- Criar um anúncio publicitário relacionado ao tema escolhido em grupo;
- Discutir em grupo sobre a mensagem transmitida pelo anúncio publicitário e como ele pode influenciar o comportamento das crianças;
- Participar ativamente durante todas as etapas da aula.