Aula sobre Publicidade Propaganda Infantil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A publicidade é um tema presente no cotidiano dos estudantes, e a propaganda infantil é algo que pode influenciar suas escolhas e comportamentos. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia da Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias, aprofundando seus conhecimentos sobre a publicidade infantil. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos de propagandas voltadas para crianças, discutindo seus impactos na formação de valores e hábitos.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Antes da atividade envie aos alunos um vídeo sobre publicidade infantil, que deverá ser assistido por eles previamente. O vídeo deverá ter no máximo 10 minutos e apresentar exemplos de propagandas voltadas para crianças. Oriente os alunos a anotar suas dúvidas e observações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Discussão

    Durante a atividade, os alunos deverão formar grupos e discutir suas dúvidas e observações sobre o vídeo. Em seguida, cada grupo deverá escolher uma ideia central sobre o tema e desenvolver 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Mapa mental

    Com as ideias centrais e sub-ideias definidas, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando ferramentas digitais ou papel e caneta.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as implicações da propaganda infantil na formação de valores e hábitos das crianças.

  6. Etapa 6 - Análise

    Em seguida, os grupos deverão escolher uma propaganda infantil para analisar e apresentar para a turma, discutindo seus aspectos positivos e negativos.

  7. Etapa 7 - Produção textual

    Por fim, os alunos deverão produzir uma notícia impressa ou para circulação em outras mídias sobre o tema, considerando as condições de produção, o público-alvo, a estrutura do texto e a escolha das imagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de planejamento de notícia impressa e para circulação em outras mídias;
  • Aprofundar o conhecimento sobre a publicidade infantil e seus impactos na formação de valores e hábitos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante as discussões em grupo;
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual produzido;
  • Análise crítica da propaganda infantil escolhida para apresentação;
  • Qualidade da notícia produzida, considerando as condições de produção e o público-alvo.

Ações do professor

  • Enviar previamente o vídeo sobre publicidade infantil para os alunos assistirem antes da aula;
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e no desenvolvimento do mapa conceitual;
  • Estimular a discussão crítica sobre a propaganda infantil e seus impactos na formação de valores e hábitos;
  • Orientar os alunos na produção da notícia impressa ou para circulação em outras mídias.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre publicidade infantil antes da aula;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e na elaboração do mapa conceitual;
  • Analisar criticamente uma propaganda infantil e apresentar os resultados para a turma;
  • Produzir uma notícia impressa ou para circulação em outras mídias, considerando as condições de produção e o público-alvo.