Aula sobre Quadrilateros E Classificacao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a identificar as características dos quadriláteros, classificá-los em relação aos lados e ângulos e reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre eles.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos quadriláteros no nosso cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Identificação de características

    Os alunos irão trabalhar em duplas e receberão uma folha com diversos quadriláteros desenhados. Eles deverão identificar as características de cada um deles, como número de lados, ângulos e diagonais.

  3. Etapa 3 - Classificação de quadriláteros

    Os alunos deverão trocar de duplas para realizar a atividade de classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos, criando uma tabela com as diferentes classes. Em seguida, irão identificar a inclusão e intersecção de classes entre eles.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Faça uma roda com todos os alunos para discutirem sobre como foi o processo de identificação e classificação dos quadriláteros. Além disso, eles devem citar como foi trocar de dupla e quais as dificuldades encontradas na resolução das atividades. Seja o mediador da discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização da dupla, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher o modelo com uma nota numa escala de 1 a 5, para cada uma das duplas que trabalhou em conjunto.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação

    Os alunos irão apresentar suas classificações e o modelo de avaliação por pares. Estimule o debate e a troca de ideias, como também, avalie os alunos, dando feedbacks coletivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da avaliação por pares e como ela pode ajudar no processo de aprendizagem. Os alunos irão compartilhar suas opiniões sobre a atividade e o que aprenderam. Por fim, faça um fechamento da aula, retomando os principais pontos de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.

Critérios de avaliação

  • Organização das duplas.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Propor atividades em duplas para estimular a colaboração e a troca de conhecimentos.
  • Estimular a criação de um modelo de avaliação por pares para desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as características dos quadriláteros.
  • Classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos colegas.