Aula sobre Quadrilateros E Classificacao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar as características dos quadriláteros, classificá-los em relação aos lados e ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é um quadrilátero e quais são os tipos de classificações dele. Em seguida, apresente exemplos práticos de quadriláteros presentes no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos os conceitos básicos sobre quadriláteros, como número de lados e ângulos, e as classificações em relação aos lados e ângulos. Em seguida, os alunos irão pesquisar exemplos de quadriláteros em revistas, jornais ou na internet e apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão desenhar em seus cadernos diferentes tipos de quadriláteros, utilizando régua e compasso para garantir a precisão das medidas. Em seguida, irão identificar as características de cada figura, como número de lados e ângulos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão se reunir em grupos e escolher um tipo de quadrilátero para aprofundar o estudo. Eles deverão pesquisar sobre as propriedades específicas do quadrilátero escolhido e criar um cartaz com as informações.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo irá apresentar seu cartaz para a turma e explicar as propriedades do quadrilátero escolhido. Em seguida, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que envolva a identificação e classificação de quadriláteros. Eles deverão utilizar as informações aprendidas nas etapas anteriores para criar as regras do jogo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão jogar o jogo criado pelos colegas e avaliar a eficácia das regras e a clareza das informações apresentadas. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante o jogo e como poderiam ser solucionadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula e pergunte aos alunos como eles podem aplicar esses conceitos em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Precisão e clareza na identificação e classificação dos quadriláteros.
  • Criatividade e eficácia na criação do jogo de tabuleiro.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos básicos sobre quadriláteros.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação dos cartazes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos durante a criação do jogo de tabuleiro.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de quadriláteros.
  • Desenhar diferentes tipos de quadriláteros.
  • Criar um cartaz com as informações sobre o quadrilátero escolhido.
  • Criar um jogo de tabuleiro que envolva a identificação e classificação de quadriláteros.
  • Avaliar a eficácia das regras e a clareza das informações apresentadas durante o jogo.