Aula sobre Quadrilateros E Classificacao De Quadrilateros
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a identificar as características dos quadriláteros, classificá-los em relação aos lados e ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de conhecer os quadriláteros. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar suas experiências com quadriláteros no cotidiano.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza quadriláteros em sua rotina (tal como um engenheiro de obras ou um arquiteto) e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Identificação das características dos quadriláteros
Apresente as características dos quadriláteros e os alunos irão identificá-las em figuras geométricas. Em seguida, eles irão criar seus próprios quadriláteros utilizando palitos de sorvete e cola.Etapa 4 - Classificação dos quadriláteros
Os alunos irão classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos. Compartilhe exemplos práticos e os alunos irão identificar a classificação de cada quadrilátero.Etapa 5 - Reconhecimento da inclusão e intersecção de classes
Os alunos irão reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros. Mostre exemplos práticos e os alunos irão identificar a relação entre os quadriláteros.Etapa 6 - Aplicação do conhecimento
Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática, na qual deverão identificar e classificar os quadriláteros em figuras geométricas. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a aula e peça para os alunos compartilharem o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos quadriláteros.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar os quadriláteros em relação a lados e ângulos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre os quadriláteros.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características dos quadriláteros.
- Classificação correta dos quadriláteros em relação a lados e ângulos.
- Reconhecimento correto da inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.
- Participação ativa nas atividades propostas e na criação do mapa de empatia.
- Aplicação correta do conhecimento adquirido na atividade prática.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de conhecer os quadriláteros.
- Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para engajar os alunos na aula.
- Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e os aprendizados dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor o tema.
- Identificar as características dos quadriláteros em figuras geométricas.
- Classificar os quadriláteros em relação a lados e ângulos.
- Reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.
- Aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática.