Aula sobre Quadrilateros E Classificacao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a identificar as características dos quadriláteros, classificá-los em relação aos lados e ângulos e reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre eles.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre quadriláteros. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos de como os quadriláteros são utilizados no cotidiano dos alunos. Pergunte aos alunos se eles conhecem outros exemplos de uso dos quadriláteros.

  3. Etapa 3 - Identificação das características dos quadriláteros

    Os alunos irão observar figuras de quadriláteros e identificar suas características, como número de lados, número de ângulos, tipos de ângulos, entre outros.

  4. Etapa 4 - Classificação dos quadriláteros em relação aos lados

    Os alunos irão classificar os quadriláteros em relação aos lados, identificando os quadriláteros regulares e irregulares.

  5. Etapa 5 - Classificação dos quadriláteros em relação aos ângulos

    Os alunos irão classificar os quadriláteros em relação aos ângulos, identificando os quadriláteros retângulos, quadrados, trapézios e paralelogramos.

  6. Etapa 6 - Reconhecimento da inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros

    Os alunos irão reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros, identificando, por exemplo, que um quadrado é um tipo de retângulo e um tipo de paralelogramo.

  7. Etapa 7 - Check-out e fechamento

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seu modelo de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula. Aproveite e faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Ao final, deixe uma tarefa de casa para os alunos praticarem a identificação de quadriláteros em objetos do cotidiano ou a criação de figuras de quadriláteros utilizando materiais diversos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as características dos quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos quadriláteros.
  • Classificação correta dos quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Reconhecimento correto da inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.
  • Participação ativa na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Participação ativa nas atividades propostas em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Propor atividades práticas e didáticas para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre seu desempenho.
  • Propor tarefas de casa opcionais para os alunos.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Identificar as características dos quadriláteros.
  • Classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Reconhecer a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.
  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.