Aula sobre Quadrilateros E Classificacao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. O objetivo aqui é aprender a identificar as características dos quadriláteros, classificá-los em relação aos lados e ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que é um quadrilátero, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos de uso deles no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre quadriláteros e suas classificações. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Identificação de quadriláteros

    Nesta estação, os alunos irão observar figuras geométricas e identificar quais delas são quadriláteros. Em seguida, eles deverão classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos. Disponibilize figuras geométricas impressas ou projetadas em um quadro.

    Estação 2 - Construção de quadriláteros

    Nesta estação, os alunos irão construir quadriláteros utilizando palitos de churrasco e massinha de modelar. Eles deverão identificar as características dos quadriláteros construídos e classificá-los em relação aos lados e ângulos.

    Estação 3 - Reconhecimento de classes de quadriláteros

    Nesta estação, os alunos irão reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre os quadriláteros. Para isso, compartilhe uma tabela com as classes de quadriláteros e as características de cada uma. Os alunos deverão identificar em qual classe cada quadrilátero construído nas estações anteriores se encaixa.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a resolução de situações-problema que envolvam quadriláteros.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão do conteúdo trabalhado na aula. Aproveite para incentivar os alunos a compartilharem suas descobertas e dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre os quadriláteros.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos quadriláteros.
  • Classificação correta dos quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Reconhecimento correto das classes de quadriláteros.
  • Participação ativa nas atividades e na dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
  • Disponibilizar figuras geométricas impressas ou projetadas em um quadro.
  • Disponibilizar uma tabela com as classes de quadriláteros e as características de cada uma.
  • Apoiar os alunos nas atividades e tirar suas dúvidas.

Ações do aluno

  • Observar figuras geométricas e identificar quais delas são quadriláteros.
  • Construir quadriláteros utilizando palitos de churrasco e massinha de modelar.
  • Identificar em qual classe cada quadrilátero construído se encaixa.
  • Participar ativamente das atividades e da dinâmica dos 3 Qs.