Aula sobre Quadrilateros E Classificacao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a identificar as características dos quadriláteros, classificá-los em relação aos lados e ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre quadriláteros e suas classificações e responder a algumas questões sobre o tema em casa, antes da aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique as características dos quadriláteros. Em seguida, mostre exemplos de quadriláteros presentes no cotidiano dos alunos, como placas de trânsito e objetos de decoração. Por fim, retome a atividade pré-aula, tirando dúvidas e corrigindo as questões sobre o vídeo.

  3. Etapa 3 - Classificação de quadriláteros

    Os alunos irão aprender a classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos. Compartilhe exemplos de cada tipo de quadrilátero e os alunos irão identificar suas características.

  4. Etapa 4 - Reconhecimento de classes

    Os alunos irão aprender a reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre os quadriláteros. Apresente exemplos de quadriláteros que pertencem a mais de uma classe e os alunos irão identificar suas características.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Eles deverão utilizar esse modelo como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Os alunos irão apresentar seus modelos para a turma e discutir as avaliações feitas por eles. Acompanhe as apresentações e estimule a participação dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância do conhecimento sobre quadriláteros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar os quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre os quadriláteros.

Critérios de avaliação

  • Realização da atividade pré-aula.
  • Identificação correta das características dos quadriláteros.
  • Classificação correta dos quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Reconhecimento correto da inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.
  • Participação na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs e na apresentação dos modelos.

Ações do professor

  • Indicar vídeo pré-aula, apresentar o tema e explicar as características dos quadriláteros.
  • Mostrar exemplos de quadriláteros presentes no cotidiano dos alunos.
  • Apresentar exemplos de cada tipo de quadrilátero e os alunos identificarem suas características.
  • Apresentar exemplos de quadriláteros que pertencem a mais de uma classe e os alunos identificarem suas características.
  • Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula e reforçar a importância do conhecimento sobre quadriláteros.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade pré-aula.
  • Identificar corretamente as características dos quadriláteros.
  • Classificar corretamente os quadriláteros em relação aos lados e ângulos.
  • Reconhecer corretamente a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar o modelo criado para a turma.