Aula sobre Quadrilateros E Suas Propriedades

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que os alunos os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados. Eles podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as propriedades dos quadriláteros, como identificar e classificar cada tipo de quadrilátero e como demonstrar suas propriedades por meio da identificação da congruência de triângulos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar a importância de estudar as propriedades dos quadriláteros. Em seguida, peça aos alunos para criarem um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos quadriláteros.

  2. Etapa 2 - Identificação dos quadriláteros

    Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão identificar e classificar cada tipo de quadrilátero, utilizando exemplos práticos e didáticos, como figuras geométricas e objetos do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Propriedades dos quadriláteros

    Os alunos irão aprender sobre as propriedades dos quadriláteros, como ângulos internos, diagonais, lados opostos paralelos, entre outros. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento dos alunos.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar um exercícios sobre propriedade dos quadriláteros para os colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em na prática.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que as propriedades dos quadriláteros podem ser úteis e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar cada tipo de quadrilátero.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as propriedades dos quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar as propriedades dos quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos tipos de quadriláteros.
  • Identificação correta das propriedades dos quadriláteros.
  • Participação ativa na atividade de _Design Thinking_.
  • Desempenho satisfatório na avaliação individual.

Ações do professor

  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento dos alunos.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a atividade de _Design Thinking_.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos quadriláteros.
  • Identificar e classificar cada tipo de quadrilátero.
  • Identificar as propriedades dos quadriláteros.
  • Demonstrar as propriedades dos quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.