Aula sobre Quadrilateros E Suas Propriedades
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados. Eles podem ser encontrados em diversos objetos do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em quadros, em janelas, em portas, entre outros. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre as propriedades dos quadriláteros, como identificar a congruência de triângulos e como aplicar esses conhecimentos em situações práticas.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre as propriedades dos quadriláteros e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.Etapa 2 - Apresentação do template
Apresente aos alunos um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. O objetivo é incentivar os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula. ‘Check-in’ significa como os alunos chegam e ‘Check-out’ como os alunos saem. Para ajudá-los, apresente os diferentes tipos de quadriláteros e suas características. Os alunos irão identificar os quadriláteros em objetos do cotidiano e registrar no _template_.Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregue uma lista de problemas envolvendo propriedades dos quadriláteros. Os alunos devem trabalhar em grupo para resolver os problemas e registrar suas respostas no caderno. O objetivo é incentivar a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conteúdo.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a resolução dos problemas, promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos. Eles podem escrever os resultados em lousa para que todos tenham acesso antes da discussão. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o processo de resolução e identificar possíveis erros ou dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de situações em que as propriedades dos quadriláteros são utilizadas, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros. Os alunos devem registrar esses exemplos no caderno. Converse com os alunos para explorar sobre como o cálculo de porcentagem é aplicado nessas situações.Etapa 6 - Check-out
Finalize a aula com um ‘check-out’, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre propriedades dos quadriláteros e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.Etapa 7 - Tarefa de casa
Proponha uma tarefa de casa envolvendo cálculos de propriedades dos quadriláteros, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o checkout trazendo o que aprenderam em aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as propriedades dos quadriláteros.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a congruência de triângulos.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das propriedades dos quadriláteros.
- Identificação correta da congruência de triângulos.
- Aplicação correta do conhecimento adquirido em situações práticas.
Ações do professor
- Apresentar os diferentes tipos de quadriláteros e suas características.
- Explicar as propriedades dos quadriláteros e como identificá-las.
- Explicar como identificar a congruência de triângulos e como aplicar esse conhecimento em situações práticas.
Ações do aluno
- Identificar os quadriláteros em objetos do cotidiano.
- Identificar as propriedades dos quadriláteros em quadriláteros desenhados pelo professor.
- Identificar a congruência de triângulos em quadriláteros desenhados pelo professor.
- Identificar as propriedades dos quadriláteros em exemplos práticos.
- Compartilhar com a turma o que aprenderam na aula e como aplicarão esse conhecimento no futuro.