Aula sobre Quadrilateros E Suas Propriedades

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie falando para os alunos que a geometria é uma área da matemática que estuda as formas e suas propriedades. Cite que, nesta aula, vocês irão estudar os quadriláteros, que são figuras planas formadas por quatro lados. Os quadriláteros estão presentes em muitos objetos do nosso cotidiano, como telas de TV, quadros, janelas, portas, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a aula, mostrando exemplos de quadriláteros presentes no cotidiano dos alunos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e peça que escolham um tema relacionado aos quadriláteros para realizar o estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado aos quadriláteros. Auxilie-os agora e incentive a participação e a colaboração de todos.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Utilize o tempo da aula e o intervalo para liberarem os alunos para coletar os dados. Estipule uma quantidade mínima de pessoas para serem entrevistadas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções. Circule pela sala auxiliando-os com possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Comparação e solução

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões. Além disso, cada grupo deve apresentar as soluções encontradas para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as propriedades dos quadriláteros.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos para disseminar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na realização do estudo de caso.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade da análise crítica dos dados e das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema.
  • Auxiliar os grupos na realização das pesquisas e entrevistas.
  • Estimular a análise crítica dos dados e a apresentação de soluções criativas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da realização do estudo de caso.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com qualidade.
  • Analisar criticamente os dados e apresentar soluções criativas.