Aula sobre Quadrilateros E Suas Propriedades

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Diga que os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. Fale para os estudantes que, nesta aula, eles trabalharão com as propriedades dos quadriláteros, que são características que eles possuem e que nos permitem identificá-los e classificá-los.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, irá mostre exemplos de quadriláteros presentes no cotidiano dos alunos, como placas de trânsito e objetos de decoração.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Identificação de quadriláteros

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos em todas as estações. Peça que cada um escolha seu grupo Na primeira estação, eles receberão uma folha com diversas figuras geométricas e deverão identificar quais delas são quadriláteros. Em seguida, deverão classificá-los conforme as características que possuem.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Propriedades dos quadriláteros

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com as propriedades dos quadriláteros. Entregue a eles uma folha com dois exercícios envolvendo propriedade dos quadriláteros para poderem resolver. Peça que deixem os cálculos explícitos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Congruência de triângulos

    Nesta estação os alunos deverão colorir quais quadriláteros possuem lados e ângulos congruentes. Forneça materiais como lápis de cor, canetinha, borracha para os alunos. Em seguida, deverão explicar como chegaram a essa conclusão utilizando a congruência de triângulos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seu grupo para discutirem as atividades realizadas nas estações fazendo tópicos do que aprenderam com a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o que aprenderam na aula em uma atividade prática. Entregue a eles uma lista de exercícios sobre quadriláteros e deverão aplicar as propriedades aprendidas em aula. Peça para trazerem a atividade na próxima aula para correção.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as propriedades dos quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a congruência de triângulos para identificar quadriláteros com lados e ângulos congruentes.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos quadriláteros.
  • Identificação correta das propriedades dos quadriláteros.
  • Utilização correta da congruência de triângulos para identificar quadriláteros com lados e ângulos congruentes.
  • Participação na socialização dos textos e soluções encontradas.
  • Aplicação correta dos conceitos aprendidos na atividade prática.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
  • Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma revisão do que foi aprendido na aula e incentivar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
  • Ajudar os alunos nas estações.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos em relação ao tema.

Ações do aluno

  • Identificar e classificar quadriláteros.
  • Identificar as propriedades dos quadriláteros.
  • Utilizar a congruência de triângulos para identificar quadriláteros com lados e ângulos congruentes.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Aplicar corretamente os conceitos aprendidos na atividade prática.