Aula sobre Quadrilateros E Suas Propriedades

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e quatro ângulos. Eles estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em placas de trânsito, em construções de prédios e casas, em objetos de decoração, entre outros. Avise aos alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar com as propriedades dos quadriláteros, ou seja, características que eles possuem e que nos permitem identificá-los e classificá-los.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de quadriláteros e suas propriedades e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre as propriedades dos quadriláteros, identificando exemplos práticos e criando perguntas para a próxima etapa. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos deverão resolver problemas envolvendo as propriedades dos quadriláteros, utilizando a identificação da congruência de triângulos. Disponibilize a lista de exercícios previamente ou deixe que os alunos criem alguns exemplos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das propriedades dos quadriláteros.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa na criação do _template_ de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Disponibilizar o material de estudo prévio.
  • Orientar os alunos na resolução dos problemas propostos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre as propriedades dos quadriláteros.
  • Discutir em grupo sobre as propriedades dos quadriláteros e criar perguntas para a próxima etapa.
  • Resolver os problemas propostos e criar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs.