Qual é nossa relação com o meio ambiente?
Qual é nossa relação com o meio ambiente? Convide duas pessoas da sua família e acompanhem juntos ao vídeo sobre o tema dessa aula de Geografia.
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Essa é uma campanha publicitária feita pela Prefeitura de Vila Velha. Qual é principal objetivo dessa campanha?
Atividade completaA)
Conscientizar a população sobre as consequências do descarte irregular do lixo, mostrando a importância de manter a cidade limpa.B) Valorizar o descarte do lixo de forma irregular, mostrando as consequências desse ato.
C) Conscientizar sobre as consequências do descarte irregular do lixo, mostrando que ele não impacta na cidade.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
Nesta atividade, vamos falar sobre a nossa relação com o meio ambiente. Vamos entender como os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais estão interligados e como isso afeta o nosso dia a dia. Por exemplo, como o clima influencia na produção de alimentos, como o tipo de solo pode ser favorável ou não para o cultivo de plantas e como a vegetação pode ajudar a prevenir deslizamentos de terra. Para trabalhar esse tema, os alunos irão criar um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
4. Design Thinking:
A relação do ser humano com o meio ambiente é um tema cada vez mais importante e relevante, especialmente em um momento em que os impactos do homem na natureza são cada vez mais evidentes. Nesta atividade, vamos explorar como os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais influenciam a vida humana e como podemos agir de forma mais consciente em relação ao meio ambiente.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
5. Gamificação:
A relação do ser humano com o meio ambiente é um tema cada vez mais importante em nosso cotidiano. A partir dessa perspectiva, a atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, os alunos criarão um mapa de registro de um jogo fictício que envolva esses elementos. Essa atividade estimulará a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico dos alunos, além de tornar a atividade mais divertida e envolvente.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Esse tema é muito importante, pois temos visto nos últimos anos como as ações humanas têm impactado negativamente o meio ambiente. Desde a poluição do ar e das águas até o desmatamento e a extinção de espécies, tudo isso afeta a nossa qualidade de vida e a do planeta na totalidade. Nessa atividade, vamos trabalhar a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, para entendermos melhor como a natureza funciona e como podemos viver de forma mais sustentável.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 6 etapas:
7. Rotação por estações:
O meio ambiente é um tema muito importante, pois está presente em nosso cotidiano, com impacto direto em nossas vidas. É importante que os alunos compreendam a relação que temos com o meio ambiente e como podemos preservá-lo, para garantir um futuro sustentável. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema. Exemplos práticos serão apresentados para que os alunos possam compreender melhor como a relação com o meio ambiente está presente em suas vidas.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 5 etapas:
8. Sala de Aula Invertida:
A relação do ser humano com o meio ambiente é um tema muito importante e atual. Como interagimos com a natureza pode influenciar diretamente na qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta. Nesta atividade, vamos discutir sobre a nossa relação com o meio ambiente e como podemos melhorá-la. Para isso, os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento. Vamos trabalhar com o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, cujo objetivo é avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: