Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, vamos falar sobre a nossa relação com o meio ambiente. Vamos entender como os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais estão interligados e como isso afeta o nosso dia a dia. Por exemplo, como o clima influencia na produção de alimentos, como o tipo de solo pode ser favorável ou não para o cultivo de plantas e como a vegetação pode ajudar a prevenir deslizamentos de terra. Para trabalhar esse tema, os alunos irão criar um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia será utilizada na atividade. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um papel para anotar suas ideias e conclusões.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais da região em que moram. Eles deverão anotar as informações mais importantes em seus papéis.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo irá discutir as informações coletadas e criar um esboço de como esses elementos estão relacionados na região em que vivem. Eles podem usar desenhos, gráficos ou outras formas de representação visual para ilustrar suas ideias.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir em conjunto quais são as relações mais importantes e como elas afetam o meio ambiente e a vida das pessoas na região.Etapa 5 - Prototipar
Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, cada grupo irá criar um protótipo de solução para um problema ambiental relacionado à região em que vivem. Por exemplo, se a região tem problemas com deslizamentos de terra, o grupo pode criar um projeto de plantio de árvores para prevenir esses desastres.Etapa 6 - Testar
Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma e discutir como ele pode ser implementado na região. Os alunos devem pensar em como a solução pode ser viável e sustentável.Etapa 7 - Conclusão
Faça um resumo das principais ideias discutidas e peça que os alunos reflitam sobre como podem aplicar esses conceitos em suas vidas e na comunidade em que vivem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas.
- Coerência e consistência das ideias apresentadas pelos grupos.
- Viabilidade e sustentabilidade dos protótipos criados pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como a metodologia será utilizada.
- Orientar os alunos durante as etapas de pesquisa e criação dos esboços e protótipos.
- Estimular a participação ativa de todos os alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais da região em que moram.
- Discutir em grupo as informações coletadas e criar um esboço de como esses elementos estão relacionados na região em que vivem.
- Criar um protótipo de solução para um problema ambiental relacionado à região em que vivem.