Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos falar sobre a nossa relação com o meio ambiente. Vamos entender como os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais estão interligados e como isso afeta o nosso dia a dia. Por exemplo, como o clima influencia na produção de alimentos, como o tipo de solo pode ser favorável ou não para o cultivo de plantas e como a vegetação pode ajudar a prevenir deslizamentos de terra. Para trabalhar esse tema, os alunos irão criar um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia será utilizada na atividade. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um papel para anotar suas ideias e conclusões.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais da região em que moram. Eles deverão anotar as informações mais importantes em seus papéis.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá discutir as informações coletadas e criar um esboço de como esses elementos estão relacionados na região em que vivem. Eles podem usar desenhos, gráficos ou outras formas de representação visual para ilustrar suas ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir em conjunto quais são as relações mais importantes e como elas afetam o meio ambiente e a vida das pessoas na região.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, cada grupo irá criar um protótipo de solução para um problema ambiental relacionado à região em que vivem. Por exemplo, se a região tem problemas com deslizamentos de terra, o grupo pode criar um projeto de plantio de árvores para prevenir esses desastres.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma e discutir como ele pode ser implementado na região. Os alunos devem pensar em como a solução pode ser viável e sustentável.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um resumo das principais ideias discutidas e peça que os alunos reflitam sobre como podem aplicar esses conceitos em suas vidas e na comunidade em que vivem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Viabilidade e sustentabilidade dos protótipos criados pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a metodologia será utilizada.
  • Orientar os alunos durante as etapas de pesquisa e criação dos esboços e protótipos.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais da região em que moram.
  • Discutir em grupo as informações coletadas e criar um esboço de como esses elementos estão relacionados na região em que vivem.
  • Criar um protótipo de solução para um problema ambiental relacionado à região em que vivem.