Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A relação do ser humano com o meio ambiente é um tema cada vez mais importante e relevante, especialmente em um momento em que os impactos do homem na natureza são cada vez mais evidentes. Nesta atividade, vamos explorar como os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais influenciam a vida humana e como podemos agir de forma mais consciente em relação ao meio ambiente.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique como ele será trabalhado. Em seguida, os alunos vão escrever em uma folha o que eles já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos vão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" com informações sobre a relação das pessoas com o meio ambiente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos vão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia e identificar padrões e tendências. Em seguida, cada grupo vai apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os alunos vão se dividir em grupos para pesquisar sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais que influenciam a vida humana. Cada grupo vai apresentar suas descobertas para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Com base nas informações coletadas nas etapas anteriores, os alunos vão criar um mapa conceitual que represente a relação entre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais e a vida humana.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo vai apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando como as informações coletadas foram organizadas e como elas se relacionam.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final com os alunos, incentivando-os a pensar em como podem agir de forma mais consciente em relação ao meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia e do mapa conceitual.
  • Capacidade de relacionar os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais com a vida humana.

Ações do professor

  • Conduzir a atividade de forma dinâmica e participativa.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas e contribuir para a criação do mapa conceitual.
  • Refletir sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.