Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A relação do ser humano com o meio ambiente é um tema cada vez mais importante em nosso cotidiano. A partir dessa perspectiva, a atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, os alunos criarão um mapa de registro de um jogo fictício que envolva esses elementos. Essa atividade estimulará a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico dos alunos, além de tornar a atividade mais divertida e envolvente.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando a importância da relação do ser humano com o meio ambiente. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Definição do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo fictício que envolva os elementos climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, deverão preencher o mapa de registro com as seguintes informações: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos terão um tempo determinado para criar o jogo. Eles podem utilizar materiais como papel, lápis de cor, canetas hidrográficas, entre outros. Circule pela sala para ajudar e orientar os grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo terá cinco minutos para apresentar seu jogo para a turma. Serão avaliados o nível de criatividade, a coerência com os elementos climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, além da capacidade de engajamento e diversão.

  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    Após as apresentações, conduza uma discussão com os alunos sobre a relação do ser humano com o meio ambiente, como os jogos criados podem ser aplicados na realidade e como podemos cuidar melhor do nosso planeta.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral dos alunos, questionando-os sobre o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da atividade e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a cooperação dos alunos.
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
  • Tornar a atividade mais divertida e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Nível de criatividade na criação do jogo.
  • Coerência com os elementos climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Capacidade de engajamento e diversão.
  • Participação e colaboração durante a atividade.
  • Compreensão e aplicação do tema na avaliação oral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da relação do ser humano com o meio ambiente.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo.
  • Circular pela sala para ajudar e orientar os grupos.
  • Conduzir a discussão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.
  • Fazer a avaliação oral dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo fictício que envolva os elementos climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar da discussão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.
  • Responder às perguntas na avaliação oral.