Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Esse tema é muito importante, pois temos visto nos últimos anos como as ações humanas têm impactado negativamente o meio ambiente. Desde a poluição do ar e das águas até o desmatamento e a extinção de espécies, tudo isso afeta a nossa qualidade de vida e a do planeta na totalidade. Nessa atividade, vamos trabalhar a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, para entendermos melhor como a natureza funciona e como podemos viver de forma mais sustentável.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a atividade fazendo algumas perguntas aos alunos sobre o meio ambiente, como "O que é meio ambiente?", "O que vocês sabem sobre os problemas ambientais?", "Vocês já viram alguma ação positiva para o meio ambiente?" Essas perguntas devem ser respondidas em grupos de 3 ou 4 alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente a atividade aos alunos e explique como ela funciona. É importante que os alunos entendam que eles serão os protagonistas da aula e que terão que se envolver ativamente no processo de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos e escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo deve escolher um tema relacionado à relação entre o homem e o meio ambiente, como poluição do ar, desmatamento, aquecimento global, entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e elaboração do modelo de avaliação

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo de avaliação e debater com os outros grupos sobre o tema escolhido. Os alunos devem se basear nos critérios definidos no modelo para avaliar a qualidade das informações apresentadas pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão com os alunos sobre o que foi aprendido e como eles podem aplicar esse conhecimento no cotidiano. É importante que os alunos entendam que pequenas ações podem fazer a diferença e que eles têm um papel importante na proteção do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade das informações apresentadas.
  • Coerência e clareza na elaboração do modelo de avaliação.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia aos alunos.
  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na elaboração do modelo de avaliação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema escolhido.
  • Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate e utilizar os critérios definidos no modelo para avaliar as informações apresentadas pelos outros grupos.