Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Esse tema é muito importante, pois temos visto nos últimos anos como as ações humanas têm impactado negativamente o meio ambiente. Desde a poluição do ar e das águas até o desmatamento e a extinção de espécies, tudo isso afeta a nossa qualidade de vida e a do planeta na totalidade. Nessa atividade, vamos trabalhar a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, para entendermos melhor como a natureza funciona e como podemos viver de forma mais sustentável.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a atividade fazendo algumas perguntas aos alunos sobre o meio ambiente, como "O que é meio ambiente?", "O que vocês sabem sobre os problemas ambientais?", "Vocês já viram alguma ação positiva para o meio ambiente?" Essas perguntas devem ser respondidas em grupos de 3 ou 4 alunos.Etapa 2 - Apresentação
Apresente a atividade aos alunos e explique como ela funciona. É importante que os alunos entendam que eles serão os protagonistas da aula e que terão que se envolver ativamente no processo de aprendizagem.Etapa 3 - Divisão dos grupos e escolha do tema
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo deve escolher um tema relacionado à relação entre o homem e o meio ambiente, como poluição do ar, desmatamento, aquecimento global, entre outros.Etapa 4 - Pesquisa e elaboração do modelo de avaliação
Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Debate
Cada grupo deve apresentar o seu modelo de avaliação e debater com os outros grupos sobre o tema escolhido. Os alunos devem se basear nos critérios definidos no modelo para avaliar a qualidade das informações apresentadas pelos outros grupos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão com os alunos sobre o que foi aprendido e como eles podem aplicar esse conhecimento no cotidiano. É importante que os alunos entendam que pequenas ações podem fazer a diferença e que eles têm um papel importante na proteção do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade das informações apresentadas.
- Coerência e clareza na elaboração do modelo de avaliação.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia aos alunos.
- Orientar os alunos na escolha dos temas e na elaboração do modelo de avaliação.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema escolhido.
- Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente do debate e utilizar os critérios definidos no modelo para avaliar as informações apresentadas pelos outros grupos.