Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O meio ambiente é um tema muito importante, pois está presente em nosso cotidiano, com impacto direto em nossas vidas. É importante que os alunos compreendam a relação que temos com o meio ambiente e como podemos preservá-lo, para garantir um futuro sustentável. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema. Exemplos práticos serão apresentados para que os alunos possam compreender melhor como a relação com o meio ambiente está presente em suas vidas.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Qual é nossa relação com o meio ambiente?" e explique a importância de compreendermos essa relação para preservarmos o meio ambiente. Será feita uma discussão sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em 3 grupos, cada um responsável por uma estação.

    Estação 1: Clima e vegetação

    Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de clima e vegetação do Brasil e como eles se relacionam. Serão apresentados exemplos práticos de como a vegetação influencia o clima e como o clima influencia a vegetação.

    Estação 2: Solo e agricultura

    Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de solo e como eles influenciam a agricultura. Serão apresentados exemplos práticos de como o tipo de solo influencia o cultivo de determinadas plantas e como a agricultura pode impactar o meio ambiente.

    Estação 3: Reciclagem e sustentabilidade

    Os alunos irão pesquisar sobre a importância da reciclagem e como ela contribui para a sustentabilidade do meio ambiente. Serão apresentados exemplos práticos de como a reciclagem pode ser aplicada no cotidiano dos alunos.


  3. Etapa 3 - Rodízio das estações

    Os grupos irão se revezar nas estações, para que todos possam participar de todas as atividades.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam em cada estação e como isso se relaciona com a relação com o meio ambiente.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância de preservarmos o meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações
  • Estimular a criatividade dos alunos na busca de soluções sustentáveis
  • Promover a interação e cooperação entre os alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos
  • Cooperação e interação entre os grupos

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos nas atividades propostas
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Realizar pesquisas de qualidade
  • Cooperar e interagir com os demais alunos nas atividades propostas.