Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Qual é nossa relação com o meio ambiente?" e explique a importância de compreendermos essa relação para preservarmos o meio ambiente. Será feita uma discussão sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em 3 grupos, cada um responsável por uma estação.Estação 1: Clima e vegetação
Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de clima e vegetação do Brasil e como eles se relacionam. Serão apresentados exemplos práticos de como a vegetação influencia o clima e como o clima influencia a vegetação.
Estação 2: Solo e agricultura
Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de solo e como eles influenciam a agricultura. Serão apresentados exemplos práticos de como o tipo de solo influencia o cultivo de determinadas plantas e como a agricultura pode impactar o meio ambiente.
Estação 3: Reciclagem e sustentabilidade
Os alunos irão pesquisar sobre a importância da reciclagem e como ela contribui para a sustentabilidade do meio ambiente. Serão apresentados exemplos práticos de como a reciclagem pode ser aplicada no cotidiano dos alunos.
Etapa 3 - Rodízio das estações
Os grupos irão se revezar nas estações, para que todos possam participar de todas as atividades.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam em cada estação e como isso se relaciona com a relação com o meio ambiente.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância de preservarmos o meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações
- Estimular a criatividade dos alunos na busca de soluções sustentáveis
- Promover a interação e cooperação entre os alunos
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos
- Cooperação e interação entre os grupos
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva
- Orientar os alunos nas atividades propostas
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas
- Realizar pesquisas de qualidade
- Cooperar e interagir com os demais alunos nas atividades propostas.