Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A relação do ser humano com o meio ambiente é um tema muito importante e atual. Como interagimos com a natureza pode influenciar diretamente na qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta. Nesta atividade, vamos discutir sobre a nossa relação com o meio ambiente e como podemos melhorá-la. Para isso, os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento. Vamos trabalhar com o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, cujo objetivo é avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema, apresente exemplos de como a relação do ser humano com o meio ambiente pode afetar a qualidade de vida e o futuro do planeta. Os estudantes serão incentivados a compartilhar suas ideias e opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e estudo

    Os alunos receberão um material com informações sobre padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Eles deverão estudar o material em casa e preparar perguntas para o momento seguinte.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    No momento seguinte, os alunos irão discutir em grupo as perguntas que prepararam. Faça a medição da discussão e incentive a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal, avaliando a atividade e desenvolvendo a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Faça a medição para a apresentação e incentive a discussão sobre as avaliações realizadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da relação do ser humano com o meio ambiente e incentivando os alunos a agirem de forma consciente em relação à natureza.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre a atividade realizada.
  • Reforçar a importância da relação do ser humano com o meio ambiente.
  • Incentivar os alunos a agirem de forma consciente em relação à natureza.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das perguntas preparadas pelos alunos para a aula seguinte.
  • Qualidade das avaliações realizadas no modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação dos alunos na apresentação dos resultados.
  • Conhecimento adquirido sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Mediar a apresentação dos resultados.
  • Reforçar a importância da relação do ser humano com o meio ambiente.
  • Incentivar os alunos a agirem de forma consciente em relação à natureza.

Ações do aluno

  • Estudar o material sobre padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais em casa.
  • Preparar perguntas para o momento seguinte.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade.
  • Apresentar os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma.