Aula sobre Qual E Nossa Relacao Com O Meio Ambiente
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A relação do ser humano com o meio ambiente é um tema muito importante e atual. Como interagimos com a natureza pode influenciar diretamente na qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta. Nesta atividade, vamos discutir sobre a nossa relação com o meio ambiente e como podemos melhorá-la. Para isso, os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento. Vamos trabalhar com o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, cujo objetivo é avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução do tema, apresente exemplos de como a relação do ser humano com o meio ambiente pode afetar a qualidade de vida e o futuro do planeta. Os estudantes serão incentivados a compartilhar suas ideias e opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa e estudo
Os alunos receberão um material com informações sobre padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Eles deverão estudar o material em casa e preparar perguntas para o momento seguinte.Etapa 3 - Discussão em grupo
No momento seguinte, os alunos irão discutir em grupo as perguntas que prepararam. Faça a medição da discussão e incentive a participação de todos.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal, avaliando a atividade e desenvolvendo a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os alunos irão apresentar os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Faça a medição para a apresentação e incentive a discussão sobre as avaliações realizadas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da relação do ser humano com o meio ambiente e incentivando os alunos a agirem de forma consciente em relação à natureza.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre a atividade realizada.
- Reforçar a importância da relação do ser humano com o meio ambiente.
- Incentivar os alunos a agirem de forma consciente em relação à natureza.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade das perguntas preparadas pelos alunos para a aula seguinte.
- Qualidade das avaliações realizadas no modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação dos alunos na apresentação dos resultados.
- Conhecimento adquirido sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Mediar a apresentação dos resultados.
- Reforçar a importância da relação do ser humano com o meio ambiente.
- Incentivar os alunos a agirem de forma consciente em relação à natureza.
Ações do aluno
- Estudar o material sobre padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais em casa.
- Preparar perguntas para o momento seguinte.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade.
- Apresentar os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma.