Aula sobre Qual E O Ciclo De Vida Das Estrelas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula "Qual é o ciclo de vida das estrelas?" é uma oportunidade para que os estudantes compreendam melhor a evolução do Sol e de outras estrelas, e os efeitos desse processo no nosso planeta. Essa aula será trabalhada através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de análise e avaliação, além de aprimorar sua capacidade de trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre as estrelas e o Sol. Em seguida, apresente o objetivo da aula e explicar a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre um tema relacionado às estrelas, pode ser seu ciclo na totalidade, estágios específicos, consequências de sua morte ou mesmo como o ciclo das estrelas formou o universo que conhecemos. Eles devem buscar informações sobre as características das estrelas em cada estágio, as mudanças que ocorrem ao longo do tempo e os efeitos dessas mudanças no nosso planeta.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os grupos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

    Podem adicionar critérios mediante à argumentação e consenso.


  4. Etapa 4 - Planejamento da apresentação

    Os alunos deverão montar suas apresentações baseados em formatos fornecidos, juntamente com seus respectivos esqueletos. Exemplos: linha do tempo e mapa mental.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, levando em consideração os critérios de avaliação definidos pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise, avaliação, comunicação e apresentação em público.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações
  • Incentivar a criatividade e a inovação

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula
  • Explicar a metodologia que será utilizada
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo
  • Estimular a criação do template de avaliação por pares
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um tema do ciclo de vida das estrelas
  • Criar um template de avaliação por pares
  • Discutir em grupo como aplicarão os critérios de avaliação na apresentação dos trabalhos
  • Apresentar seu trabalho para a turma
  • Continuar pesquisando sobre o assunto.