Aula sobre Qual E O Ciclo De Vida Das Estrelas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula "Qual é o ciclo de vida das estrelas?" é uma oportunidade para que os estudantes compreendam melhor a evolução do Sol e de outras estrelas, e os efeitos desse processo no nosso planeta. Essa aula será trabalhada através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de análise e avaliação, além de aprimorar sua capacidade de trabalho em equipe.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre as estrelas e o Sol. Em seguida, apresente o objetivo da aula e explicar a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre um tema relacionado às estrelas, pode ser seu ciclo na totalidade, estágios específicos, consequências de sua morte ou mesmo como o ciclo das estrelas formou o universo que conhecemos. Eles devem buscar informações sobre as características das estrelas em cada estágio, as mudanças que ocorrem ao longo do tempo e os efeitos dessas mudanças no nosso planeta.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Os grupos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Podem adicionar critérios mediante à argumentação e consenso.
Etapa 4 - Planejamento da apresentação
Os alunos deverão montar suas apresentações baseados em formatos fornecidos, juntamente com seus respectivos esqueletos. Exemplos: linha do tempo e mapa mental.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, levando em consideração os critérios de avaliação definidos pelos outros grupos.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise, avaliação, comunicação e apresentação em público.
- Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe
- Estimular a pesquisa e a busca por informações
- Incentivar a criatividade e a inovação
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o objetivo da aula
- Explicar a metodologia que será utilizada
- Orientar os alunos na pesquisa em grupo
- Estimular a criação do template de avaliação por pares
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um tema do ciclo de vida das estrelas
- Criar um template de avaliação por pares
- Discutir em grupo como aplicarão os critérios de avaliação na apresentação dos trabalhos
- Apresentar seu trabalho para a turma
- Continuar pesquisando sobre o assunto.