Aula sobre Qual E O Ciclo De Vida Das Estrelas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto com os alunos. Você pode trazer informações sobre a importância das estrelas para a vida na Terra, como a luz e o calor que elas emitem, além de explicar o que é o ciclo de vida das estrelas e suas etapas (nascimento, vida e morte). É importante também destacar a relação entre o ciclo de vida das estrelas e o nosso planeta.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma em grupos

    Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre o ciclo de vida das estrelas. O jogo deve conter um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionados ao tema.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos devem pesquisar sobre o ciclo de vida das estrelas e suas etapas. A partir disso, devem criar perguntas e ações para os cards do jogo, que devem ser relacionados ao tema. O tabuleiro deve ser desenvolvido para representar as etapas do ciclo de vida das estrelas.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos demais grupos. Durante o teste, os alunos devem avaliar o jogo quanto à clareza das regras, dificuldade das perguntas, qualidade do tabuleiro, entre outros critérios.

  5. Etapa 5 - Aperfeiçoamento do jogo

    Com base nas avaliações dos demais grupos, os alunos devem aperfeiçoar o jogo criado, fazendo correções e melhorias necessárias.

  6. Etapa 6 - Apresentação do jogo

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar as regras, a dinâmica do jogo e os objetivos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliar os alunos quanto à participação na atividade, criatividade na criação do jogo, qualidade do tabuleiro e das perguntas e ações, além do domínio do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar o ciclo evolutivo das estrelas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Favorecer a assimilação do conteúdo de forma lúdica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Qualidade do tabuleiro e das perguntas e ações.
  • Domínio do tema abordado.
  • Clareza na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar os alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o ciclo de vida das estrelas.
  • Criar perguntas e ações para os cards do jogo.
  • Aperfeiçoar o jogo criado com base nas avaliações dos demais grupos.