Aula sobre Qual E O Ciclo De Vida Das Estrelas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O objetivo é que os alunos possam analisar o ciclo evolutivo das estrelas e entender como isso afeta o nosso planeta. As estrelas passam por um ciclo de vida fascinante. Tudo começa com uma nebulosa, uma nuvem gigante de gás e poeira. A gravidade faz com que ela se contraia, formando uma protoestrela. Quando a temperatura e pressão no núcleo são altas o suficiente, ocorre a fusão nuclear e a estrela se torna uma estrela da sequência principal. Ela queima seu combustível, como o hidrogênio, e brilha intensamente. Com o tempo, o combustível acaba e a estrela muda. Estrelas maiores se tornam gigantes vermelhas, enquanto estrelas menores como o Sol se tornam gigantes brancas. Ao esgotar completamente seu combustível, as estrelas lançam suas camadas externas no espaço, formando uma nebulosa planetária. O núcleo se contrai e pode se tornar uma estrela de nêutrons, uma estrela de degeneração ou até um buraco negro.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Contextualizar o assunto, explicando o que é uma estrela, como ela é formada, sua importância para a vida na Terra e o ciclo evolutivo das estrelas. O professor pode utilizar recursos diversos, como cartazes e desenhos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica durante o debate.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Apresentar os subtópicos que serão discutidos durante o debate, como nascimento das estrelas, vida das estrelas, morte das estrelas e como isso afeta o planeta Terra.

  4. Etapa 4 - Preparação dos Grupos

    Cada grupo terá um tempo para se preparar para o debate. O grupo defensor deve pesquisar e preparar argumentos que sustentem a ideia de que o ciclo evolutivo das estrelas é importante para a vida na Terra. O grupo opositor deve pesquisar e preparar argumentos que questionem a importância do ciclo evolutivo das estrelas para a vida na Terra. A banca julgadora deve preparar critérios de avaliação para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate deve ser realizado seguindo as regras estabelecidas pelo professor. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores deve anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Após o debate, a banca julgadora deve avaliar cada grupo conforme os critérios estabelecidos. Você pode utilizar recursos fichas de avaliação para registrar as notas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Promover uma reflexão sobre o debate e o assunto discutido. Os alunos devem apresentar suas opiniões e conclusões sobre o ciclo evolutivo das estrelas e como isso afeta o planeta Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados.
  • Qualidade das respostas às perguntas da banca julgadora.
  • Participação e engajamento dos alunos no debate.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar os subtópicos.
  • Dividir os grupos e estabelecer as regras do debate.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Refletir sobre o assunto discutido e apresentar conclusões.