Aula sobre Qual E O Ciclo De Vida Das Estrelas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo é que os alunos possam analisar o ciclo evolutivo das estrelas e entender como isso afeta o nosso planeta. As estrelas passam por um ciclo de vida fascinante. Tudo começa com uma nebulosa, uma nuvem gigante de gás e poeira. A gravidade faz com que ela se contraia, formando uma protoestrela. Quando a temperatura e pressão no núcleo são altas o suficiente, ocorre a fusão nuclear e a estrela se torna uma estrela da sequência principal. Ela queima seu combustível, como o hidrogênio, e brilha intensamente. Com o tempo, o combustível acaba e a estrela muda. Estrelas maiores se tornam gigantes vermelhas, enquanto estrelas menores como o Sol se tornam gigantes brancas. Ao esgotar completamente seu combustível, as estrelas lançam suas camadas externas no espaço, formando uma nebulosa planetária. O núcleo se contrai e pode se tornar uma estrela de nêutrons, uma estrela de degeneração ou até um buraco negro.
Etapa 1 - Pré-aula
Para essa etapa você deverá enviar um vídeo ou texto sobre o ciclo de vida das estrelas para que os alunos possam estudar antes da aula.Etapa 2 - Discussão em grupo
Iniciar a aula com uma discussão em grupo sobre o tema, para que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Atividade em grupo
Os alunos deverão criar um cartaz que represente o ciclo de vida das estrelas, utilizando os recursos disponíveis. Eles devem incluir informações sobre as diferentes etapas da vida de uma estrela e como essas etapas afetam o nosso planeta.Etapa 5 - Apresentação dos cartazes
Cada grupo deverá apresentar seu cartaz e explicar as informações contidas nele. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a apresentação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Durante a atividade você irá mediar a discussão em grupo sobre o ciclo de vida das estrelas, usando o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Os alunos deverão avaliar a atividade e discutir o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser feito para melhorar no futuro.Etapa 7 - Conclusão
Concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar estudando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise do ciclo evolutivo das estrelas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre o impacto das estrelas no nosso planeta.
Critérios de avaliação
- Compreensão do ciclo de vida das estrelas.
- Qualidade do cartaz e da apresentação.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fornecer feedback construtivo sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Estudar e se preparar para a aula.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da avaliação da atividade.