Aula sobre Qual E O Ciclo De Vida Das Estrelas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo é que os alunos possam analisar o ciclo evolutivo das estrelas e entender como isso afeta o nosso planeta. As estrelas passam por um ciclo de vida fascinante. Tudo começa com uma nebulosa, uma nuvem gigante de gás e poeira. A gravidade faz com que ela se contraia, formando uma protoestrela. Quando a temperatura e pressão no núcleo são altas o suficiente, ocorre a fusão nuclear e a estrela se torna uma estrela da sequência principal. Ela queima seu combustível, como o hidrogênio, e brilha intensamente. Com o tempo, o combustível acaba e a estrela muda. Estrelas maiores se tornam gigantes vermelhas, enquanto estrelas menores como o Sol se tornam gigantes brancas. Ao esgotar completamente seu combustível, as estrelas lançam suas camadas externas no espaço, formando uma nebulosa planetária. O núcleo se contrai e pode se tornar uma estrela de nêutrons, uma estrela de degeneração ou até um buraco negro.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Para essa etapa você deverá enviar um vídeo ou texto sobre o ciclo de vida das estrelas para que os alunos possam estudar antes da aula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Iniciar a aula com uma discussão em grupo sobre o tema, para que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos deverão criar um cartaz que represente o ciclo de vida das estrelas, utilizando os recursos disponíveis. Eles devem incluir informações sobre as diferentes etapas da vida de uma estrela e como essas etapas afetam o nosso planeta.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos cartazes

    Cada grupo deverá apresentar seu cartaz e explicar as informações contidas nele. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Durante a atividade você irá mediar a discussão em grupo sobre o ciclo de vida das estrelas, usando o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Os alunos deverão avaliar a atividade e discutir o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser feito para melhorar no futuro.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar estudando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise do ciclo evolutivo das estrelas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre o impacto das estrelas no nosso planeta.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do ciclo de vida das estrelas.
  • Qualidade do cartaz e da apresentação.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fornecer feedback construtivo sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar e se preparar para a aula.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da avaliação da atividade.