Aula sobre Qual E O Plano Da Onu Para Acabar Com A Fome

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A fome é um problema mundial que afeta milhões de pessoas todos os dias. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um plano para acabar com a fome até 2030, chamado de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2. Nesta atividade, iremos discutir sobre este plano, seus objetivos e como podemos contribuir para acabar com a fome.

A atividade será dividida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização.

    Apresente a atividade à turma. Diga que será uma forma de analisar formas de acabar com a fome no mundo. Faça uma contextualizando explicando sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dando destaque para o ODS 2. É possível utilizar vídeos que trazem esse tema, para instigar os estudantes.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos.

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares.

    Os estudantes deverão criar um modelo de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo.

    Ofereça materiais de pesquisa como livros, jornais, revistas sobre a ação da ONU para acabar com a fome.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo.

    Após a pesquisa, os estudantes deverão discutir nos grupos, apresentando suas ideais e conclusões. Nesse debate deve surgir propostas para acabar com a fome no mundo. Além disso, é possível que eles utilizem exemplos práticos de comunidades locais que já fazem essas ações para conter a fome.

  6. Etapa 6 - Preparação da apresentação para a turma.

    Auxilie os estudantes a se organizarem e preparem as argumentações que irão ser feitas durante a apresentação.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos grupos e avaliação por pares.

    Os estudantes apresentam as conclusões do seu grupo, utilizando o modelo criado. Aproveite esse momento e faça um feedback das apresentações e da pesquisa realizada pelos estudantes. Questione se as soluções para a fome no mundo serão eficazes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância do problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualização.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Explicar a atividade e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do conhecimento.
  • Trabalhar em equipe para criar o modelo de avaliação por pares.
  • Analisar criticamente o plano da ONU para acabar com a fome.
  • Apresentar e comunicar suas ideias para a turma.
  • Avaliar os grupos utilizando o modelo criado.