Aula sobre Qual E O Plano Da Onu Para Acabar Com A Fome
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A fome é um problema mundial que afeta milhões de pessoas todos os dias. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um plano para acabar com a fome até 2030, chamado de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade, onde os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas em uma atividade específica.Etapa 2 - Contextualização
Apresente o tema central da atividade e oriente os grupos a pesquisarem sobre o Plano da ONU para acabar com a fome e seus subtópicos.Etapa 3 - Criação de um modelo de avaliação por pares
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.Etapa 4 - Discussão sobre os critérios de avaliação
Os grupos devem se reunir e discutir sobre os critérios de avaliação e como irão avaliar o desempenho dos colegas. Assim como, realizar uma pesquisa sobre a ODS 2.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e argumentos, utilizando cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.Etapa 6 - Avaliação do desempenho
Os grupos devem avaliar o desempenho dos colegas, preenchendo o modelo de avaliação por pares.Etapa 7 - Discussão final
Reúna a turma e discuta os resultados da atividade, destacando os pontos positivos e negativos e promovendo a reflexão sobre a importância da cooperação e da colaboração para a solução de problemas complexos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a problemática da fome no mundo;
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos;
- Promover a reflexão sobre o papel da ONU na busca por soluções para a fome mundial.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre a atividade;
- Apresentar o tema central da aula e orientar os grupos na pesquisa e apresentação;
- Acompanhar o desempenho dos grupos e intervir quando necessário;
- Promover a reflexão sobre os resultados da atividade;
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Plano da ONU para acabar com a fome e seus subtópicos;
- Criar um modelo de avaliação por pares;
- Apresentar as pesquisas e argumentos;
- Avaliar o desempenho dos colegas;
- Participar da discussão sobre os resultados da atividade e da reflexão proposta pelo professor.