Aula sobre Qual E O Plano Da Onu Para Acabar Com A Fome

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A fome é um problema mundial que afeta milhões de pessoas todos os dias. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um plano para acabar com a fome até 2030, chamado de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade, onde os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas em uma atividade específica.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente o tema central da atividade e oriente os grupos a pesquisarem sobre o Plano da ONU para acabar com a fome e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Criação de um modelo de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre os critérios de avaliação

    Os grupos devem se reunir e discutir sobre os critérios de avaliação e como irão avaliar o desempenho dos colegas. Assim como, realizar uma pesquisa sobre a ODS 2.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e argumentos, utilizando cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

  6. Etapa 6 - Avaliação do desempenho

    Os grupos devem avaliar o desempenho dos colegas, preenchendo o modelo de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Reúna a turma e discuta os resultados da atividade, destacando os pontos positivos e negativos e promovendo a reflexão sobre a importância da cooperação e da colaboração para a solução de problemas complexos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a problemática da fome no mundo;
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre o papel da ONU na busca por soluções para a fome mundial.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a atividade;
  • Apresentar o tema central da aula e orientar os grupos na pesquisa e apresentação;
  • Acompanhar o desempenho dos grupos e intervir quando necessário;
  • Promover a reflexão sobre os resultados da atividade;
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Plano da ONU para acabar com a fome e seus subtópicos;
  • Criar um modelo de avaliação por pares;
  • Apresentar as pesquisas e argumentos;
  • Avaliar o desempenho dos colegas;
  • Participar da discussão sobre os resultados da atividade e da reflexão proposta pelo professor.