Aula sobre Qual E O Plano Da Onu Para Acabar Com A Fome

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A fome é um problema global e afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um plano para acabar com a fome até 2030, conhecido como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS 2 procura acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição até 2030. O Brasil é um dos países que aderiu ao plano e tem trabalhado para alcançar esses objetivos. Vamos entender melhor o plano da ONU para acabar com a fome e como podemos contribuir para alcançá-lo.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Qual é o Plano da ONU para acabar com a fome?" e explique aos alunos que eles irão desenvolver um mapa de empatia para entender melhor o problema da fome no mundo e como o plano da ONU pode ajudar a resolvê-lo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criam um mapa de empatia em grupo, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades, desejos e dificuldades das pessoas que sofrem com a fome e como o plano da ONU pode ajudá-las.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e elaboram perguntas para entender melhor o plano da ONU para acabar com a fome.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o plano da ONU

    Os alunos realizam uma pesquisa em grupo sobre o plano da ONU para acabar com a fome e como ele está sendo implementado no Brasil e em outros países.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Cada grupo apresenta os resultados da pesquisa e compartilha suas descobertas com a turma.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos debatem em grupo sobre como o plano da ONU pode ser implementado de forma efetiva no Brasil e como eles podem contribuir para alcançar os objetivos do ODS 2.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades, a qualidade das pesquisas realizadas e a contribuição dos alunos para o debate em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância de ações de combate a fome.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas.
  • Contribuição para o debate em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a atividade.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre o plano da ONU.
  • Participar ativamente do debate em grupo.