Aula sobre Qual E O Plano Da Onu Para Acabar Com A Fome

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A fome é um problema mundial que afeta milhões de pessoas todos os dias. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem como um de seus objetivos acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização criou o Plano de Ação Global para Acabar com a Fome (PGA), cujo objetivo é garantir o acesso a alimentos nutritivos e suficientes para todos. Vamos entender melhor o que é esse plano e como ele pode ajudar a acabar com a fome no mundo.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o PGA e qual é o objetivo dele. Em seguida, apresente aos alunos o estudo de caso que será trabalhado na aula.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente aos alunos um estudo de caso sobre a produção de alimentos em uma região carente de recursos. O estudo de caso deve conter informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e a importância da produção agropecuária para a sociedade urbano-industrial.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir o estudo de caso apresentado. Eles devem analisar as informações e identificar as lacunas que precisam ser preenchidas para entender melhor o assunto.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de infográfico

    Cada grupo deve criar um modelo de infográfico contendo as lacunas identificadas na etapa anterior. O objetivo é que esse material sirva de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do modelo

    Os alunos devem preencher o modelo de infográfico com as informações que conseguiram reunir sobre o estudo de caso. Eles devem usar recursos como lápis, canetas e papel.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar o seu infográfico para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar as informações contidas no infográfico e como elas se relacionam com o estudo de caso.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula fazendo uma conclusão sobre o assunto trabalhado. Destaquea importância da produção agropecuária para a sociedade urbano-industrial e como o PGA pode ajudar a acabar com a fome no mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da produção agropecuária para a sociedade urbano-industrial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do modelo de infográfico criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o assunto de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de infográfico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um modelo de infográfico que contenha as lacunas identificadas no estudo de caso.
  • Preencher o modelo com informações relevantes e apresentá-lo para a turma.