Aula sobre Qual E O Plano Da Onu Para Acabar Com A Fome

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A fome é um problema mundial que afeta muitas pessoas em diferentes partes do mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um plano para acabar com a fome, chamado de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS 2 visa acabar com a fome no mundo até 2030. Nesta atividade, vamos discutir o que é o plano da ONU para acabar com a fome e como isso pode ser aplicado na nossa realidade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução do tema e contextualização

    Apresente o tema e faça uma breve contextualização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na ODS 2.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega o material de orientação para o debate.

  3. Etapa 3 - Explicação

    Explique como será desenvolvida a atividade e oriente na construção do modelo de avaliação por rubrica.

  4. Etapa 4 - Construção do modelo de avaliação

    Peça aos alunos para construírem o modelo de avaliação por rubrica em grupo.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Debate em grupo sobre os temas relacionados a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação e debate geral

    Peça aos alunos que façam as apresentações dos grupos e promova um debate entre todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Chegou a vez dos alunos avaliarem seus colegas conforme os critérios estabelecidos. Ao final, faça um feedback com a turma sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a importância da discussão sobe a fome no mundo;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do modelo de avaliação por rubrica;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão dos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão do tema;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e dos subtópicos;
  • Participação ativa na discussão;
  • Argumentação e persuasão;
  • Cooperação e trabalho em equipe;
  • Criatividade na construção do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
  • Dividir a turma em grupos e entregar a cada grupo um subtópico relacionado ao tema;
  • Explicar a atividade e orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por rubrica;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão do tema e na construção do modelo de avaliação por rubrica;
  • Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão do tema;
  • Trabalhar em equipe para construir o modelo de avaliação por rubrica;
  • Argumentar e persuadir os colegas durante o debate;
  • Cooperar com os colegas para construir um argumento sólido;
  • Ser criativo na construção do modelo de avaliação por rubrica.