Aula sobre Qual E O Plano Da Onu Para Acabar Com A Fome

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A fome é um problema mundial que afeta muitas pessoas em diferentes partes do mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um plano para acabar com a fome, chamado de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS 2 procura acabar com a fome no mundo até 2030.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Faça a contextualização do tema "Qual é o Plano da ONU para acabar com a fome?" com exemplos práticos e explicar a importância do assunto para a sociedade.

  2. Etapa 2 - Organização em Grupos

    Organize a turma em grupos e distribuir materiais para a elaboração do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Elaboração do Modelo

    Os grupos irão elaborar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom" (ações positivas), "Que pena" (questões problemáticas) e "Que tal" (sugestões), relacionando o tema com a realidade social e econômica do Brasil e do mundo.

  4. Etapa 4 - Troca de Ideias

    Os grupos irão trocar ideias e sugestões na construção do modelo, promovendo a interação e a colaboração entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Modelos

    Cada grupo irá apresentar o seu modelo para a turma, explicando as respostas nos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    A turma irá discutir em grupo as respostas apresentadas nos modelos, relacionando o tema com a realidade social e econômica do Brasil e do mundo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância da temática da fome e seus desdobramentos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para o problema da fome no mundo.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na elaboração do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade das respostas dos alunos nos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".
  • Habilidade dos alunos em relacionar o tema com a realidade social e econômica do Brasil e do mundo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Qual é o Plano da ONU para acabar com a fome?" e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Organizar a turma em grupos e distribuir materiais para a elaboração do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar os alunos na construção do modelo e estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Promover a interação e a colaboração entre os grupos na troca de ideias e na construção do conhecimento.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a construção do modelo.
  • Responder aos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" de forma clara e objetiva.
  • Relacionar o tema com a realidade social e econômica do Brasil e do mundo.
  • Interagir e colaborar com os colegas na troca de ideias e na construção do conhecimento.