Aula sobre Quando Usar Will Ou Be Going To

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os tempos verbais "will" e "be going to" são fundamentais na língua inglesa para expressar ações futuras. É importante que os alunos sejam capazes de identificar quando utilizar cada um deles. Por exemplo, o "will" é utilizado quando se trata de uma decisão instantânea, enquanto o "be going to" é utilizado para expressar um planejamento futuro já decidido. Conseguir se expressar adequadamente sobre o futuro é essencial em diversas situações da vida cotidiana, desde conversas informais com amigos até entrevistas de emprego. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos serão os protagonistas da construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução e aquecimento

    Inicie a aula com uma conversa informal com os alunos sobre planos futuros, utilizando o "will" e o "be going to" para exemplificar. Em seguida, projete no quadro uma imagem de um calendário e peça que os alunos se organizem em duplas.

  2. Etapa 2 - Construção do mapa conceitual

    Cada dupla deve criar um mapa conceitual com o tema "Quando usar WILL ou BE GOING TO?" contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Você pode fornecer para cada dupla uma folha em branco e lápis de cor para poderem elaborar livremente o mapa conceitual. Para a ideia central, os alunos podem utilizar exemplos de situações em que o 'will' ou o 'be going to' é utilizado, e nas sub-ideias, as regras gramaticais e exemplos de cada tempo verbal.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento em pares

    Cada dupla vai apresentar seu mapa conceitual para outra dupla, que deve avaliar e dar feedback sobre o conteúdo e organização do mapa.

  4. Etapa 4 - Revisão e consolidação

    No quadro, escreva algumas frases utilizando o "will" ou o "be going to", e desafie os alunos a identificar qual tempo verbal se aplica a cada frase. Em seguida, corrija e reforçar o conhecimento apresentado no mapa conceitual dos alunos.

  5. Etapa 5 - Produção textual em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 pessoas. Cada grupo deve elaborar uma história que se passe no futuro, utilizando ambos os tempos verbais e apresentando o contexto antes da ação (utilizando going to) e no momento da ação (utilizando will). Cada grupo deve apresentar sua história para a turma.

  6. Etapa 6 - Feedback e avaliação

    Depois das apresentações, você pode solicitar o feedback dos alunos sobre a metodologia utilizada e como eles se sentiram em relação à aula. Em seguida, faça a avaliação das produções textuais dos alunos, e dê feedback individualizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conduza uma reflexão sobre o aprendizado dos alunos, discutindo as dificuldades encontradas e as estratégias adotadas para superá-las. Pode ainda reforçar o conteúdo apresentado durante a aula com exemplos práticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente o "will" e o "be going to" para expressar ações futuras
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e organizar um mapa conceitual, trabalhando a criatividade e a capacidade de organização
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos sobre o futuro, promovendo a criatividade e a fluência no idioma

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do mapa conceitual produzido
  • Utilização correta dos tempos verbais "will" e "be going to" na produção de texto
  • Criatividade e originalidade na produção de texto

Ações do professor

  • Incentivar uma conversa informal com os alunos para introduzir o tema.
  • Dar liberdade para que os alunos construam seus mapas conceituais.
  • Propor atividades em grupo e em pares para promover interação e cooperação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual contendo as ideias centrais e regras gramaticais para utilizar o "will" e o "be going to".
  • Participar ativamente das atividades em grupo e em pares.
  • Produzir uma história em grupo utilizando os tempos verbais.