Aula sobre Quando Usar Will Ou Be Going To

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Quando usar WILL ou BE GOING TO?" para desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar, comunicar e falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e como a metodologia ativa Cultura Maker funcionará para conduzir a aula. Em seguida, faça uma breve revisão dos verbos "WILL" e "BE GOING TO" e suas utilizações. Para isso, pode usar exemplos práticos de situações cotidianas, como férias escolares, planos para o futuro, entre outros.

  2. Etapa 2 - Desafio

    Divida a turma em grupos e proponha um desafio para cada grupo: criar um cenário em que sejam necessárias previsões no futuro. Os alunos devem pensar em um problema para cada cenário, como, por exemplo, "Como será a vida em Marte daqui a 20 anos?" ou "Como será a energia renovável no futuro?". Em seguida, cada grupo deve escrever o problema em seu diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Alternativas

    Cada grupo discute possíveis alternativas para o problema proposto. Os alunos serão incentivados a usar a gramática correta dos verbos "WILL" e "BE GOING TO". Em seguida, cada grupo deve escrever as alternativas em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos escolhem a melhor alternativa para o problema proposto e explicam por que a escolheram. Em seguida, cada grupo deve escrever a solução em seus diários de bordo. Ajude os grupos a corrigir os erros gramaticais encontrados.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresenta seu diário de bordo ao restante da turma e explica o cenário proposto, o problema, as alternativas e a solução escolhida. Os alunos são estimulados a corrigir os erros gramaticais encontrados nas apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma revisão dos verbos "WILL" e "BE GOING TO" e dando feedback aos alunos sobre a participação na aula e a qualidade das apresentações. Utilize a Escala de Likert, para avaliar não apenas o conteúdo trabalhado como também a avaliação da aula no geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar, comunicar e falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos por meio da metodologia ativa Cultura Maker.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão e na criação dos diários de bordo;
  • Utilização adequada dos verbos "WILL" e "BE GOING TO" nas alternativas e soluções propostas;
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia e o tema da aula;
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo dos alunos;
  • Corrigir os erros gramaticais encontrados e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão e da criação dos diários de bordo;
  • Utilizar adequadamente os verbos "WILL" e "BE GOING TO" nas alternativas e soluções propostas;
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e criativa.