Aula sobre Quando Usar Will Ou Be Going To

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Will e be going to são formas verbais usadas para falar de eventos futuros em inglês. Enquanto "will" é usado para expressar decisões espontâneas ou coisas que estão fora do nosso controle, "be going to" é usado para falar sobre planos e intenções que já foram feitos antes. O estudo dessas formas verbais é importante para os alunos, pois eles precisam saber falar sobre seus planos para o futuro e fazer previsões sobre eventos futuros. Nesta atividade, vamos trabalhar o tema de uma forma mais ativa e híbrida, usando um template de registro de aprendizagem que vai ajudar os alunos a acompanhar o progresso do seu aprendizado.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Explique o tema da aula, apresentando exemplos e situações onde as formas verbais will e be going to são utilizadas. Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem suas experiências ou conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Apresente aos alunos um vídeo explicativo sobre o uso de will e be going to na língua inglesa. O vídeo deve apresentar exemplos claros e objetivos de uso dessas formas verbais.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos vão se dividir em pequenos grupos e discutir sobre as diferenças e semelhanças entre o uso de will e be going to. Eles devem debater sobre situações cotidianas em que essas formas verbais são utilizadas.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Apresente uma série de exercícios para os alunos realizarem em seus cadernos. Esses exercícios devem incluir frases em que os alunos precisam escolher a forma correta de will e be going to.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Faça uma revisão com os alunos sobre tudo o que foi abordado na aula. Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem os principais aprendizados da aula e o que eles precisam estudar mais.

  6. Etapa 6 - Tarefa

    Os alunos vão fazer uma tarefa em casa que consiste em escrever um pequeno texto sobre seus planos futuros usando as formas verbais will e be going to. Eles devem entregar esses textos na próxima aula.

  7. Etapa 7 - Check-in na próxima aula

    Na próxima aula, os alunos vão apresentar seus textos sobre planos futuros. Oriente a correção dos textos e incentive a participação dos alunos em um debate sobre os planos futuros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas verbais will e be going to para falar sobre planos e previsões futuras.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa.
  • Proporcionar aos alunos uma oportunidade para criar um registro de aprendizagem que possa acompanhar seu progresso na aula de Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Habilidade dos alunos em identificar a forma correta de usar will e be going to em frases apresentadas nos exercícios.
  • Clareza e objetividade da tarefa de escrita sobre planos futuros.
  • Qualidade do texto entregue na tarefa.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo explicativo sobre o uso de will e be going to na língua inglesa.
  • Propor exercícios práticos que permitam aos alunos identificar a forma correta de usar will e be going to.
  • Incentivar a participação dos alunos em discussões em grupo e debates sobre o tema apresentado.
  • Corrigir os textos entregues pelos alunos e orientá-los na produção de novos textos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e debates sobre o tema apresentado.
  • Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.
  • Escrever um texto em casa sobre seus planos futuros, utilizando as formas verbais will e be going to.
  • Registrar em seu modelo de registro de aprendizagem os principais aprendizados da aula.