Aula sobre Quando Usar Will Ou Be Going To
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Will e be going to são formas verbais usadas para falar de eventos futuros em inglês. Enquanto "will" é usado para expressar decisões espontâneas ou coisas que estão fora do nosso controle, "be going to" é usado para falar sobre planos e intenções que já foram feitos antes. O estudo dessas formas verbais é importante para os alunos, pois eles precisam saber falar sobre seus planos para o futuro e fazer previsões sobre eventos futuros. Nesta atividade, vamos trabalhar o tema de uma forma mais ativa e híbrida, usando um template de registro de aprendizagem que vai ajudar os alunos a acompanhar o progresso do seu aprendizado.
Etapa 1 - Check-in
Explique o tema da aula, apresentando exemplos e situações onde as formas verbais will e be going to são utilizadas. Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem suas experiências ou conhecimentos prévios sobre o tema.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Apresente aos alunos um vídeo explicativo sobre o uso de will e be going to na língua inglesa. O vídeo deve apresentar exemplos claros e objetivos de uso dessas formas verbais.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos vão se dividir em pequenos grupos e discutir sobre as diferenças e semelhanças entre o uso de will e be going to. Eles devem debater sobre situações cotidianas em que essas formas verbais são utilizadas.Etapa 4 - Exercícios práticos
Apresente uma série de exercícios para os alunos realizarem em seus cadernos. Esses exercícios devem incluir frases em que os alunos precisam escolher a forma correta de will e be going to.Etapa 5 - Check-out
Faça uma revisão com os alunos sobre tudo o que foi abordado na aula. Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem os principais aprendizados da aula e o que eles precisam estudar mais.Etapa 6 - Tarefa
Os alunos vão fazer uma tarefa em casa que consiste em escrever um pequeno texto sobre seus planos futuros usando as formas verbais will e be going to. Eles devem entregar esses textos na próxima aula.Etapa 7 - Check-in na próxima aula
Na próxima aula, os alunos vão apresentar seus textos sobre planos futuros. Oriente a correção dos textos e incentive a participação dos alunos em um debate sobre os planos futuros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas verbais will e be going to para falar sobre planos e previsões futuras.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa.
- Proporcionar aos alunos uma oportunidade para criar um registro de aprendizagem que possa acompanhar seu progresso na aula de Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
- Habilidade dos alunos em identificar a forma correta de usar will e be going to em frases apresentadas nos exercícios.
- Clareza e objetividade da tarefa de escrita sobre planos futuros.
- Qualidade do texto entregue na tarefa.
Ações do professor
- Apresentar um vídeo explicativo sobre o uso de will e be going to na língua inglesa.
- Propor exercícios práticos que permitam aos alunos identificar a forma correta de usar will e be going to.
- Incentivar a participação dos alunos em discussões em grupo e debates sobre o tema apresentado.
- Corrigir os textos entregues pelos alunos e orientá-los na produção de novos textos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo e debates sobre o tema apresentado.
- Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.
- Escrever um texto em casa sobre seus planos futuros, utilizando as formas verbais will e be going to.
- Registrar em seu modelo de registro de aprendizagem os principais aprendizados da aula.