Aula sobre Quando Usar Will Ou Be Going To

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Quando usar WILL ou BE GOING TO?" é fundamental para que os alunos aprendam a utilizar recursos e repertórios linguísticos apropriados no momento de falar sobre o futuro. Esta habilidade é importante tanto no âmbito pessoal quanto profissional, já que é comum, em diversas áreas, prevermos e planejarmos coisas que vão acontecer em algum momento futuro. É essencial que os estudantes compreendam as diferenças entre esses dois tempos verbais e saibam aplicá-los corretamente. Na atividade, trabalharemos com a metodologia de rotação por estações, em que cada grupo de alunos será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Comece a aula com uma conversa informal com os alunos, perguntando sobre seus planos para o final de semana, férias, ou datas comemorativas. Anote no quadro as respostas dos alunos, promovendo assim uma discussão e estimulando o uso de palavras relacionadas ao futuro.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos vão assistir a um vídeo explicativo sobre as diferenças entre WILL e BE GOING TO. Após assistirem ao vídeo, os estudantes devem preencher um quadro comparativo com exemplos de frases que usam cada tempo verbal. O quadro pode ser entregue como um modelo já impresso ou projetado na lousa.

    Exemplo:

    Frases com WILL: I will call you later. She will buy a new car.

    Frases com BE GOING TO: I am going to study for my exam. They are going to travel to Europe.


  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos vão trabalhar com frases afirmativas, negativas e interrogativas com WILL e BE GOING TO. Após estudarem e compreenderem cada um desses tipos de frases, eles devem criar suas próprias frases, utilizando ambos os tempos verbais. É importante enfatizar que as frases criadas pelos alunos precisam ser coerentes e ter sentido.

    Exemplo:

    Afirmativa: I am going to cook dinner tonight.

    Negativa: She will not come to the party.

    Interrogativa: Will you help me with this task?


  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos trabalham em um jogo de tabuleiro que consiste em responder perguntas sobre as diferenças entre WILL e GOING TO. O jogo pode ser feito em duplas ou grupos. Você pode fornecer as regras e o tabuleiro pré-impresso para os alunos.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Para finalizar a aula, cada grupo deve apresentar o que aprendeu sobre a sua atividade para a turma. Conduza uma discussão geral sobre o tema, destacando pontos importantes e esclarecendo dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os tempos verbais WILL e BE GOING TO.
  • Estimular a criação de frases coerentes e com sentido.
  • Estimular a comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos tempos verbais WILL e BE GOING TO.
  • Criatividade na elaboração de frases e na resolução de atividades propostas.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Planejar as atividades de cada estação.
  • Dar suporte e incentivar a participação e criatividade dos alunos.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Aplicar corretamente os tempos verbais estudados.
  • Utilizar a criatividade na elaboração de frases e na resolução das atividades.