Aula sobre Quando Usar Will Ou Be Going To
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Quando usar WILL ou BE GOING TO?" é fundamental para que os alunos aprendam a utilizar recursos e repertórios linguísticos apropriados no momento de falar sobre o futuro. Esta habilidade é importante tanto no âmbito pessoal quanto profissional, já que é comum, em diversas áreas, prevermos e planejarmos coisas que vão acontecer em algum momento futuro. É essencial que os estudantes compreendam as diferenças entre esses dois tempos verbais e saibam aplicá-los corretamente. Na atividade, trabalharemos com a metodologia de rotação por estações, em que cada grupo de alunos será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Aquecimento
Comece a aula com uma conversa informal com os alunos, perguntando sobre seus planos para o final de semana, férias, ou datas comemorativas. Anote no quadro as respostas dos alunos, promovendo assim uma discussão e estimulando o uso de palavras relacionadas ao futuro.Etapa 2 - Estação 1
Nesta estação, os alunos vão assistir a um vídeo explicativo sobre as diferenças entre WILL e BE GOING TO. Após assistirem ao vídeo, os estudantes devem preencher um quadro comparativo com exemplos de frases que usam cada tempo verbal. O quadro pode ser entregue como um modelo já impresso ou projetado na lousa.Exemplo:
Frases com WILL: I will call you later. She will buy a new car.
Frases com BE GOING TO: I am going to study for my exam. They are going to travel to Europe.
Etapa 3 - Estação 2
Nesta estação, os alunos vão trabalhar com frases afirmativas, negativas e interrogativas com WILL e BE GOING TO. Após estudarem e compreenderem cada um desses tipos de frases, eles devem criar suas próprias frases, utilizando ambos os tempos verbais. É importante enfatizar que as frases criadas pelos alunos precisam ser coerentes e ter sentido.Exemplo:
Afirmativa: I am going to cook dinner tonight.
Negativa: She will not come to the party.
Interrogativa: Will you help me with this task?
Etapa 4 - Estação 3
Nesta estação, os alunos trabalham em um jogo de tabuleiro que consiste em responder perguntas sobre as diferenças entre WILL e GOING TO. O jogo pode ser feito em duplas ou grupos. Você pode fornecer as regras e o tabuleiro pré-impresso para os alunos.Etapa 5 - Sistematização
Para finalizar a aula, cada grupo deve apresentar o que aprendeu sobre a sua atividade para a turma. Conduza uma discussão geral sobre o tema, destacando pontos importantes e esclarecendo dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os tempos verbais WILL e BE GOING TO.
- Estimular a criação de frases coerentes e com sentido.
- Estimular a comunicação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos tempos verbais WILL e BE GOING TO.
- Criatividade na elaboração de frases e na resolução de atividades propostas.
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Planejar as atividades de cada estação.
- Dar suporte e incentivar a participação e criatividade dos alunos.
- Conduzir a discussão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Aplicar corretamente os tempos verbais estudados.
- Utilizar a criatividade na elaboração de frases e na resolução das atividades.