Aula sobre Quando Usar Will Ou Be Going To

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos aprender a diferença entre o uso de "will" e "be going to" em inglês. Essas são duas formas diferentes de falar sobre o futuro na língua inglesa, e são muito utilizadas em diversas situações. Por exemplo, se você está planejando uma viagem, pode dizer "I'm going to visit São Paulo next month" ou "I will visit São Paulo next month". Ambas estão corretas, mas cada uma delas tem uma função específica. Vamos entender melhor essa diferença e praticar bastante para usá-las de forma adequada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando a diferença geral entre "will" e "be going to". Utilize exemplos simples e explique que cada uma tem uma função específica. Em seguida, distribua para os alunos um texto curto com alguns exemplos de cada um dos verbos. Peça que eles leiam e destaquem os casos em que "will" é utilizado e os casos em que "be going to" é utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Peça aos alunos que pesquisem em casa sobre a diferença entre "will" e "be going to". Eles podem utilizar livros, sites ou outras fontes de pesquisa. O objetivo é que eles compreendam a diferença entre as duas formas de falar sobre o futuro.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na aula seguinte, divida a turma em grupos de quatro ou cinco pessoas e peça que discutam em grupo sobre as descobertas que fizeram em casa. Eles devem compartilhar as informações que encontraram e debater sobre as diferenças entre "will" e "be going to". Peça que cada grupo escolha um representante para compartilhar as principais conclusões com a turma.

  4. Etapa 4 - Prática

    Distribua uma lista de frases para cada grupo. Cada lista deve ter frases que utilizam "will" e "be going to". Peça que cada grupo identifique qual verbo deve ser utilizado em cada caso e explique o porquê. Eles devem justificar a escolha utilizando a regra gramatical que identificaram na etapa anterior. Ao final, cada grupo deve apresentar suas justificativas para cada frase.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Distribua para cada aluno um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal". Peça que eles utilizem esse modelo para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o tema. Eles devem escrever pelo menos uma frase em cada campo. Incentive-os a serem criativos e reflexivos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula revisitando as principais diferenças entre "will" e "be going to". Peça que os alunos compartilhem suas principais conclusões e tire dúvidas que ainda tenham sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para falar do futuro.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Incentivar a reflexividade e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das diferenças entre "will" e "be going to".
  • Capacidade de justificar o uso de cada um dos verbos.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Criatividade e reflexividade na produção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática a diferença entre "will" e "be going to".
  • Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexividade e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a diferença entre "will" e "be going to".
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o tema.