Aula sobre Quantifiers Some Any Many Much
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre quantificadores em inglês, como some, any, many, much. Essas palavras são usadas para descrever a quantidade de algo, seja ela desconhecida, conhecida ou grande (many e much). Alguns exemplos comuns incluem "I have some money in my wallet" ou "Do you have any pets?". Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criam um mapa conceitual em grupo para ajudar a desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando aos alunos sobre a importância dos quantificadores em inglês. Apresente exemplos práticos e faça perguntas aos alunos sobre suas experiências pessoais com o uso dos quantificadores.Etapa 2 - Apresentação dos quantificadores
Apresente os quatro quantificadores a serem estudados: some, any, many e much. Forneça exemplos práticos e explique como e quando usar cada palavra.Etapa 3 - Trabalho em grupo
Divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o uso dos quatro quantificadores, com uma ideia central e oito sub-ideias (duas para cada quantificador).Etapa 4 - Apresentação dos mapas
Os grupos apresentam seus mapas para a turma. Os demais grupos devem fazer uma discussão sobre a apresentação, destacando os conceitos importantes e apontando os pontos positivos e de melhoria. Corrija quaisquer erros ou equívocos.Etapa 5 - Prática
Distribua uma folha de exercícios para cada aluno. Os alunos devem completar as frases com o quantificador correto. Circule pela sala, ajudando os alunos que tiverem dificuldades.Etapa 6 - Revisão
Revise os exercícios com a turma, discutindo as respostas e corrigindo quaisquer erros.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula incentivando os alunos a praticarem o uso dos quantificadores em suas atividades do dia-a-dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de entender e utilizar corretamente os quantificadores some, any, many e much.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, incentivando-os a trabalhar em grupo.
- Melhorar a compreensão dos alunos sobre a gramática em inglês.
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês.
- Promover um ambiente de aprendizagem participativo e enriquecedor.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos de compreender e aplicar corretamente os quantificadores.
- Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
- Desempenho dos alunos nos exercícios de prática.
- Participação e colaboração dos alunos durante a aula.
- Nível de engajamento dos alunos.
Ações do professor
- Explicar claramente os conceitos e regras gramaticais envolvidos nos quantificadores.
- Monitorar e orientar os grupos durante o trabalho em grupo.
- Corrigir quaisquer erros ou equívocos que surgirem durante a aula.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade.
- Fazer perguntas para incentivar a discussão e a reflexão dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre os quantificadores.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.
- Completar com sucesso os exercícios de prática.
- Fazer perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema.
- Colaborar com seus colegas de grupo e respeitar as opiniões de cada um.