Aula sobre Quantifiers Some Any Many Much

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre quantificadores em inglês, como some, any, many, much. Essas palavras são usadas para descrever a quantidade de algo, seja ela desconhecida, conhecida ou grande (many e much). Alguns exemplos comuns incluem "I have some money in my wallet" ou "Do you have any pets?". Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criam um mapa conceitual em grupo para ajudar a desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando aos alunos sobre a importância dos quantificadores em inglês. Apresente exemplos práticos e faça perguntas aos alunos sobre suas experiências pessoais com o uso dos quantificadores.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos quantificadores

    Apresente os quatro quantificadores a serem estudados: some, any, many e much. Forneça exemplos práticos e explique como e quando usar cada palavra.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o uso dos quatro quantificadores, com uma ideia central e oito sub-ideias (duas para cada quantificador).

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Os grupos apresentam seus mapas para a turma. Os demais grupos devem fazer uma discussão sobre a apresentação, destacando os conceitos importantes e apontando os pontos positivos e de melhoria. Corrija quaisquer erros ou equívocos.

  5. Etapa 5 - Prática

    Distribua uma folha de exercícios para cada aluno. Os alunos devem completar as frases com o quantificador correto. Circule pela sala, ajudando os alunos que tiverem dificuldades.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Revise os exercícios com a turma, discutindo as respostas e corrigindo quaisquer erros.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula incentivando os alunos a praticarem o uso dos quantificadores em suas atividades do dia-a-dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de entender e utilizar corretamente os quantificadores some, any, many e much.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, incentivando-os a trabalhar em grupo.
  • Melhorar a compreensão dos alunos sobre a gramática em inglês.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês.
  • Promover um ambiente de aprendizagem participativo e enriquecedor.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de compreender e aplicar corretamente os quantificadores.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios de prática.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a aula.
  • Nível de engajamento dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e regras gramaticais envolvidos nos quantificadores.
  • Monitorar e orientar os grupos durante o trabalho em grupo.
  • Corrigir quaisquer erros ou equívocos que surgirem durante a aula.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Fazer perguntas para incentivar a discussão e a reflexão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre os quantificadores.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Completar com sucesso os exercícios de prática.
  • Fazer perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema.
  • Colaborar com seus colegas de grupo e respeitar as opiniões de cada um.