Aula sobre Quantifiers Some Any Many Much

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os quantificadores some, any, many e much são fundamentais para a comunicação em inglês, uma vez que definem a quantidade de algo. É importante lembrar que o uso correto de cada um deles deve ser adequado ao contexto de uso e à quantidade referida. Por exemplo, some se utiliza para quantidades incontáveis e muitas vezes é utilizado como uma sugestão ou oferta. Any se utiliza em frases interrogativas e negativas, e muitas vezes sugere uma escolha ou opção. O quantificador many refere-se a quantidades contáveis e o much refere-se a quantidades incontáveis e deve ser usado com cautela, pois pode passar a ideia de uma quantidade negativa. Nesta atividade, os alunos vão aprender os diferentes usos e aplicações desses quantificadores. Utilizaremos a metodologia do Ensino Híbrido, na qual os alunos vão criar um modelo de registro de aprendizagem que contenha campos para o Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma breve conversa, perguntando aos alunos sobre seu conhecimento prévio sobre os quantificadores some, any, many e much. Você pode utilizar a lousa ou um quadro de anotações para registrar as ideias dos alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação e explicação

    Apresente uma breve introdução sobre os quantificadores some, any, many e much, com exemplos práticos. Durante a apresentação, utilize imagens e exemplos para facilitar a compreensão dos alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Oriente os estudantes a, em casa, pesquisarem sobre a temática e se aprofundarem no assunto para realizar a atividade na aula seguinte.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Divida a turma em grupos e peça a eles para criar situações com os quantificadores estudados. Cada grupo deve apresentar uma situação para a turma e explicar o contexto em que cada quantificador é utilizado. Os grupos podem utilizar imagens e outros recursos.

  5. Etapa 5 - Apresentação em grupo

    Cada grupo apresenta sua situação ao restante da turma e explica sua escolha de quantificadores. Você pode utilizar a lousa ou outro recurso para destacar os quantificadores utilizados em cada situação.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem completar um modelo de registro de aprendizagem para registrar o que aprenderam durante a aula. Eles devem incluir o Check-in, uma pequena descrição do que foi aprendido, exemplos e situações criadas pelos grupos e o Check-out. Você pode utilizar os modelos para avaliar o aprendizado dos alunos.

  7. Etapa 7 - Revisão e Feedback

    Apresentar um feedback individual e coletivo para os alunos, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria. Ao final, os alunos devem revisar o que foi aprendido durante a aula e praticar os quantificadores some, any, many e much em situações reais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os quantificadores some, any, many e much de forma correta.
  • Estimular a criatividade e a raciocínio lógico através da criação de situações com os quantificadores estudados.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração durante os exercícios em grupo.
  • Facilitar o registro de aprendizagem dos alunos através do modelo.
  • Proporcionar um feedback claro e construtivo para os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos quantificadores some, any, many e much.
  • Capacidade de criar situações coerentes com os quantificadores estudados.
  • Participação ativa e construtiva durante as atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na descrição dos conceitos aprendidos no modelo.
  • Demonstração de entendimento do conteúdo através do Check-out.

Ações do professor

  • Proporcionar uma introdução clara e objetiva aos conceitos de some, any, many e much.
  • Orientar a criação de situações com os quantificadores estudados.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias durante as atividades em grupo.
  • Disponibilizar os modelos para registro de aprendizagem.
  • Fornecer feedbacks construtivos e claros para os alunos.

Ações do aluno

  • Demonstrar interesse e atenção durante a apresentação do professor.
  • Participar ativamente durante as atividades em grupo.
  • Criar situações coerentes e criativas com os quantificadores estudados.
  • Realizar o registro de aprendizagem com clareza e objetividade.
  • Prestar atenção e se dedicar ao feedback fornecido pelo professor.