Aula sobre Quantifiers Some Any Many Much

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, estaremos trabalhando com os quantificadores Some, Any, Many e Much. Esses termos são muito importantes na língua inglesa, pois ajudam a indicar a quantidade de algo sem a necessidade de usar números. Os quantificadores são utilizados em uma ampla variedade de situações, desde compras no supermercado até conversas informais com amigos. O objetivo é ensinar os alunos a fazerem o uso correto desses termos, diferenciando suas aplicações. A metodologia proposta é o Estudo de Caso, no qual os alunos trabalham em grupo e apresentam informações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula revisando conceitos anteriores, como os números e os pronomes. Em seguida, apresente os quantificadores some, any, many e much. Você pode usar exemplos, áudios ou vídeos para auxiliar na compreensão.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Separe os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e escolha um tema para cada grupo trabalhar. O tema pode ser sobre algo relacionado ao cotidiano dos estudantes, como "Alimentação saudável" ou "Meios de transporte na cidade". Cada grupo deve definir um problema dentro do tema escolhido.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos devem pesquisar sobre o problema definido, realizando entrevistas com pessoas reais e procurando dados oficiais sobre o assunto. Os alunos podem usar a internet ou outras fontes de informação.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos analisam os dados coletados e buscam entender as causas do problema. Eles devem também pensar em possíveis soluções para resolver ou minimizar o problema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados coletados em suas pesquisas com dados oficiais e avaliar a veracidade das informações obtidas. Para isso, eles devem usar os quantificadores some, any, many e much na análise dos dados.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos vão propor soluções viáveis para o problema estudado. Eles vão apresentar essas soluções em forma de infográficos preenchidos com os quantificadores some, any, many e much.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula discutindo com os alunos as soluções apresentadas pelos grupos e avaliando como os quantificadores some, any, many e much foram utilizados corretamente nos infográficos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em pesquisar e analisar informações de forma crítica.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de soluções para problemas cotidianos.
  • Ensinar os alunos a fazerem o uso correto dos quantificadores some, any, many e much.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Correção gramatical na utilização dos quantificadores some, any, many e much nos infográficos produzidos pelos grupos.
  • Criatividade na elaboração das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante o Estudo de caso.
  • Corrigir erros gramaticais e orientar os alunos na utilização correta dos quantificadores some, any, many e much.
  • Avaliar a qualidade das pesquisas e apresentações produzidas pelos estudantes.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema escolhido.
  • Participar ativamente do Estudo de caso em grupo.
  • Produzir infográficos com as soluções propostas pelo grupo.
  • Apresentar as informações pesquisadas e as soluções elaboradas durante a aula.