Aula sobre Quantifiers Some Any Many Much
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, vamos trabalhar os quantifiers some, any, many e much em inglês. Os quantifiers são palavras usadas antes dos substantivos para indicar quantidade, seja ela específica ou não. Essas palavras são muito importantes para expressar ideias como quantidade e quantidade indefinida. Eles são muito comuns em situações cotidianas, como fazer compras, falar sobre comida ou discutir planos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações em que os alunos terão a oportunidade de praticar as habilidades através de atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula apresentando os quatro quantifiers a serem estudados e seus significados. Utilize exemplos concretos para que os alunos entendam como usá-los no seu dia a dia.Etapa 2 - Estação de Jogos
Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de brincar com jogos que utilizam os quantifiers. Você pode preparar jogos de tabuleiro que incluam perguntas e respostas sobre a quantidade de objetos ou coisas.Etapa 3 - Estação de Leitura
Nesta estação, os alunos terão uma atividade de leitura em que eles terão que identificar os quantifiers que aparecem no texto. Você pode utilizar um texto sobre um tema atual, como sustentabilidade, e pedir aos alunos que identifiquem os quantifiers e façam uma reflexão sobre a sua importância nessas questões.Etapa 4 - Estação de Escrita
Nesta estação, os alunos vão praticar a escrita utilizando os quantifiers. Apresente algumas frases com lacunas e peça que os alunos completem utilizando os quantifiers corretos. Em seguida, os alunos podem compartilhar suas respostas e discutir o uso correto dos quantifiers.Etapa 5 - Revisão
Encerre a aula fazendo uma revisão dos principais pontos abordados. Certifique-se de que os alunos compreenderam os conceitos e reforce os principais pontos estudados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em usar os quantifiers some, any, many e much corretamente.
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
- Desenvolver habilidades de comunicação oral.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos de usar os quantifiers some, any, many e much de forma correta.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em equipe.
- Qualidade das respostas e compreensão dos textos lidos.
- Qualidade das respostas na etapa de escrita.
Ações do professor
- Preparar as atividades conforme a metodologia Rotação por estações.
- Orientar os alunos a trabalharem em equipe e colaborarem uns com os outros.
- Corrigir e dar feedback sobre as atividades dos alunos.
- Fazer uma revisão das principais ideias apresentadas durante a aula.
Ações do aluno
- Participar e colaborar durante as atividades em equipe.
- Completar as atividades propostas em cada estação.
- Estudar e compreender os conceitos apresentados na aula.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.