Aula sobre Quantifiers Some Any Many Much

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Quantifiers: Some, any, many, much" é fundamental para a comunicação em inglês, pois esses quantificadores determinam a quantidade de algo. Eles são encontrados em diversos contextos, como fazer compras, contar histórias e falar sobre experiências. Com esta atividade, os alunos vão aprender a utilizar esses quantificadores de maneira correta e inteligível. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos são os protagonistas da aprendizagem e criam seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs, uma ferramenta de avaliação que reflete a opinião de cada aluno sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Discuta com a turma o que são quantificadores e como eles são utilizados no dia a dia em inglês. Apresente exemplos e discute o uso de "some, any, many, much" em frases curtas.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos recebem um material de leitura online ou impresso e estudam sobre "Quantifiers: Some, any, many, much". Eles também recebem instruções para criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, contendo os campos Que bom, Que pena, Que tal.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reúnem em grupos de três ou quatro para discutir o material de leitura e criar perguntas para a Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo apresenta sua Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Os alunos respondem às perguntas de outros grupos e preenchem seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Forneça exercícios práticos para os alunos praticarem o uso correto de "some, any, many, much".

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos discutem em grupo sobre a importância de utilizar quantificadores corretamente e compartilham experiências sobre o uso de "some, any, many, much" em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Recapitule os tópicos abordados durante a aula e como eles estão relacionados ao uso de "some, any, many, much". Encoraje os alunos a continuar praticando a utilização desses quantificadores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Expor os alunos a diferentes tipos de textos e formas de comunicação.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

Critérios de avaliação

  • Criação de uma Dinâmica dos 3 Qs consistente e bem estruturada.
  • Correta utilização de "some, any, many, much" nos exercícios práticos.
  • Participação ativa em discussões e atividades em grupo.

Ações do professor

  • Fornecer material de leitura e exercícios práticos relevantes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Encorajar a participação de todos os alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Estudar o material de leitura e praticar exercícios práticos.
  • Trabalhar em grupo na criação da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente de discussões em grupo e atividades propostas.