Aula sobre Quarantine And Vacation Quarentena E Ferias

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre quarentena e férias. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical sobre temas familiares, enquanto utilizam a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em duplas e distribua um papel A3 ou cartolina para cada dupla. Peça aos alunos que escrevam no centro do papel a ideia central do mapa sobre "Quarentena e Férias", em inglês.

  2. Etapa 2 - - Criando sub-temas

    Peça que os alunos criem oito sub-temas relacionados à ideia central e adicionem ao mapa. Por exemplo: "atividades em casa durante a quarentena", "viagens virtuais", "aprendendo um novo hobby", "assistindo filmes e séries", "jogos de tabuleiro", "exercícios físicos em casa", "culinária" e "leitura".

  3. Etapa 3 - Se aprofundando no sub-tema

    Peça que os alunos escolham um dos sub-temas e adicionem dois níveis de profundidade ao mapa, incluindo detalhes e informações importantes. Por exemplo, se o sub-tema escolhido for "culinária", os alunos podem adicionar informações sobre os tipos de receitas que aprenderam, os ingredientes necessários e os utensílios de cozinha.

  4. Etapa 4 - Avaliação entre pares

    Peça que os alunos troquem de mapa com outra dupla e analisem o trabalho dos colegas. Peça que identifiquem pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados.

  5. Etapa 5 - Incentivo

    Compartilhe exemplos práticos e dicas sobre atividades para fazer durante a quarentena ou férias. Incentive os alunos a contribuírem com suas próprias ideias e experiências.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Encoraje os alunos a apresentarem o mapa conceitual para a turma, compartilhando suas ideias e aprendizados. Peça que estimulem os colegas a participarem e tornem a apresentação interativa.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Termine a aula incentivando os alunos a continuarem explorando novas atividades e aprendizados durante a quarentena e férias, e aprimorando seu vocabulário e repertório lexical em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical sobre temas familiares, em inglês.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a criatividade e a reflexão crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do mapa conceitual e sua relevância para o tema proposto.
  • Capacidade dos alunos em identificar pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados no trabalho dos colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema de forma significativa e relevante.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Compartilhar exemplos práticos e dicas sobre atividades durante a quarentena e férias.
  • Incentivar a interação e colaboração entre os alunos.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Criar um mapa conceitual abrangente e relevante para o tema.
  • Identificar pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados no trabalho dos colegas.
  • Contribuir com suas próprias ideias e experiências para enriquecer a atividade.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e estimular a participação dos colegas.