Aula sobre Quarantine And Vacation Quarentena E Ferias

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Essa aula visa desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)."

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente o tema "Quarantine and Vacation" aos alunos e promova uma discussão sobre as diferenças entre as férias e a quarentena neste contexto de pandemia, apresentando vocabulários em inglês.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Mostre aos alunos um template de registro de aprendizagem que contenha os campos Check-in e Check-out. Explique que eles irão preencher esse template durante a aula.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Apresente aos alunos subtópicos do tema como: "Leisure activities during quarantine", "Leisure activities during vacations", "Family vacation planning".

  4. Etapa 4 - Check-in

    Após as discussões, oriente os estudantes a preencherem em seus templates a área de Check-in, informando quais informações prévias tem e sabem sobre o conteúdo, em inglês.

  5. Etapa 5 - Pesquisas

    Proporcione o acesso a revistas e jornais em português e em inglês que contenham informações sobre os temas propostos. Estimule, que em casa, os estudantes realizem pesquisa em dicionários bilíngues e em fontes digitais.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as pesquisas realizadas, orientes os estudantes a apresentarem seus achados expondo o que concordou com o que já sabiam, e o que de novo aprenderam. A partir das apresentações, gere um debate sobre os achados dos estudantes.

  7. Etapa 7 - Check out

    Peça aos estudantes que preencham a área de Check out em seus templates com as informações novas que agora possuem sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de ler e interpretar textos em língua inglesa sobre temas familiares;
  • Ampliar o repertório lexical dos alunos em inglês;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral;
  • Estimular o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coerência das informações apresentadas;
  • Utilização correta da língua inglesa;
  • Participação e engajamento dos alunos;
  • Qualidade do template criado pelos alunos;
  • Criatividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia aos estudantes e o preenchimento do Check-in e Check out
  • Proporcionar acesso a fontes de pesquisa aos estudantes
  • Auxiliar estudantes durante o debate e exposição do conteúdo

Ações do aluno

  • Preencher as áreas de Check-in e Check out do template
  • Realizar as pesquisas referente ao tema
  • Apresentar os dados obtidos e debater informações com os colegas