Aula sobre Quarantine And Vacation Quarentena E Ferias

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Essa aula visa desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)."

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a aula perguntando aos alunos como foram suas férias e se eles fizeram alguma atividade diferente durante a quarentena. Explique que eles irão aprender a falar sobre esses assuntos em inglês.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso em que um grupo de amigos passou a quarentena e as férias juntos e cada um teve uma experiência diferente. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua uma cópia do estudo de caso para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Preenchimento do infográfico

    Cada grupo deve criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas. O modelo deve conter informações como local, atividade, adjetivo, entre outros, em inglês. Essa atividade incentivará a criatividade dos alunos e o uso do repertório lexical.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos infográficos

    Com os infográficos prontos, cada grupo deve apresentá-los para a turma e preencher as lacunas com as informações do estudo de caso apresentado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Ampliação do vocabulário

    Após as apresentações, apresente algumas palavras novas relacionadas ao tema e peça para os alunos escreverem frases utilizando-as.

  6. Etapa 6 - Atividade escrita

    Para finalizar a aula, os alunos devem escrever um pequeno texto sobre as suas férias ou a quarentena, utilizando o vocabulário aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical em temas familiares.
  • Incentivar a criatividade dos alunos.
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado do vocabulário aprendido.
  • Clareza na apresentação dos infográficos.
  • Coerência e coesão no texto escrito.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Correção gramatical.

Ações do professor

  • Elaborar o estudo de caso.
  • Distribuir os materiais necessários para a atividade.
  • Explicar as instruções detalhadamente.
  • Estimular a criatividade e participação dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Utilizar o vocabulário aprendido de forma adequada.
  • Ser criativo na elaboração do infográfico.
  • Apresentar o infográfico com clareza e objetividade.
  • Escrever um texto coerente utilizando o vocabulário aprendido.