Aula sobre Quarantine And Vacation Quarentena E Ferias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A pandemia do coronavírus mudou como vivemos nossas vidas. Durante a quarentena, muitas pessoas ficaram em casa e não puderam sair para viajar. As férias de verão também foram afetadas. Nesta aula, vamos explorar como a quarentena e as férias foram diferentes este ano e como podemos nos divertir mesmo tendo que ficar em casa. Com este guia pedagógico, é possível desenvolver uma aula envolvente e didática utilizando a metodologia ativa de gamificação. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades cooperativas, criatividade e imaginação, além de adquirir um bom repertório lexical sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique que vamos criar um jogo sobre quarentena e férias. Divida os alunos em grupos de 3 a 4.

  2. Etapa 2 - Definição do Nome do Jogo

    Cada grupo deve criar um nome para seu jogo em inglês.

  3. Etapa 3 - Objetivo do Jogo

    Os grupos devem definir qual é o objetivo do jogo. Por exemplo: coletar recursos para sobreviver na quarentena ou planejar as férias dos sonhos dentro de casa.

  4. Etapa 4 - Desafios do Jogo

    Cada grupo deve criar desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo. Os desafios podem envolver perguntas relacionadas ao tema, jogos de tabuleiro improvisados ou até mesmo atividades físicas.

  5. Etapa 5 - Níveis

    Os grupos devem criar níveis de dificuldade para o jogo. O nível de dificuldade pode aumentar à medida que o jogador avança no jogo.

  6. Etapa 6 - Esquema de Recompensas

    Os grupos devem definir quais são as recompensas que os jogadores receberão ao completar cada desafio. As recompensas podem ser pontos, bônus ou "moedas" virtuais.

  7. Etapa 7 - Informações para o Consumidor Final e Propaganda

    Os grupos devem criar uma breve descrição do jogo em inglês e explicar por que ele é engajador e será um sucesso. Exemplo de Propaganda pode ser: "Who says quarantine and vacation can't be fun? In our game, you will collect resources to survive the quarantine or plan your dream vacation indoors! Overcome challenges and earn virtual "coins". You will love to play!"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe.
  • Estimular a capacidade de planejamento e organização.
  • Trabalhar a criatividade e imaginação dos alunos.
  • Desenvolver repertório lexical sobre quarentena e férias.

Critérios de avaliação

  • Criação de um jogo completo e com objetivos claros.
  • Trabalho em equipe e cooperação dos alunos.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Utilização adequada do vocabulário relacionado ao tema.

Ações do professor

  • Estimular e orientar os alunos durante todo o processo.
  • Fornecer feedbacks positivos e construtivos aos alunos.
  • Ajudar os grupos que tiverem dificuldade em qualquer uma das etapas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e cooperar com os outros membros do grupo.
  • Criar um jogo completo e com objetivos claros.
  • Ter criatividade e imaginação para criar o jogo.