Aula sobre Quarantine And Vacation Quarentena E Ferias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula abordará as diferenças entre as férias e a quarentena vivenciadas pelos alunos, promovendo a construção de repertório lexical relativo a temas familiares, conforme o objetivo da atividade. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Faça uma breve introdução ao tema "Quarantine and Vacation" e explique o que cada palavra significa. Em seguida, faça perguntas para a turma sobre o que eles fizeram durante a quarentena e o que eles gostariam de fazer nas férias.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura

    Na primeira estação, os alunos irão ler um texto sobre a quarentena e férias em inglês. O texto pode ser impresso ou projetado em uma parede para que todos possam ler juntos. Incentive os alunos a encontrar palavras desconhecidas e fazer anotações sobre o que eles entenderam.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo

    Na segunda estação, os alunos irão assistir a um vídeo em inglês sobre a quarentena e férias. O vídeo pode ser projetado em uma parede ou em um celular, ou tablet compartilhado entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Conversação

    Na terceira estação, os alunos irão conversar em inglês sobre a quarentena e férias utilizando as palavras e expressões que sabem. Crie um roteiro de perguntas para ajudar os alunos a guiar a conversa.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Jogos

    Na quarta estação, os alunos irão jogar jogos em inglês relacionados à quarentena e férias. Escolha jogos de tabuleiro como o "Battleship", jogos de cartas como "Go Fish" ou jogos digitais simples como "Hangman". Incentive os alunos a usar as palavras e expressões que eles sabem. Oriente-os a registrarem palavras novas.

  6. Etapa 6 - Estação 5 - Escrita

    Na quinta estação, os alunos irão escrever uma pequena redação em inglês sobre o que eles gostariam de fazer nas férias. Forneça um modelo ou um exemplo para ajudá-los nesta tarefa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Na última etapa, oriente os estudantes a preencher o modelo dos 3Qs colocando: no Que bom, coisas que aprendeu; no Que pena, dificuldades que teve; e no Que tal, sugestões para impactar o próprio aprendizado. Revise o tema estudado e faça uma conclusão sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a temas familiares.
  • Estimular a comunicação em inglês entre os alunos de forma informal.
  • Proporcionar uma vivência em metodologias ativas de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em compreender o texto e o vídeo apresentados.
  • Participação dos alunos na conversação em inglês.
  • Qualidade da escrita na redação.

Ações do professor

  • Preparar as estações com antecedência e organizar o espaço da sala de aula.
  • Fornecer os materiais necessários para a realização das atividades.
  • Estimular a participação de todos os alunos e fazer perguntas para verificar a compreensão.

Ações do aluno

  • Ler o texto e fazer anotações.
  • Assistir ao vídeo e fazer anotações.
  • Conversar em inglês sobre a quarentena e férias.
  • Jogar jogos em inglês relacionados ao tema.
  • Escrever uma pequena redação em inglês.