Aula sobre Quarantine And Vacation Quarentena E Ferias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula abordará as diferenças entre as férias e a quarentena vivenciadas pelos alunos, promovendo a construção de repertório lexical relativo a temas familiares, conforme o objetivo da atividade. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Forneça previamente aos estudantes textos, notícias, vídeos e filmes sobre a temática, garantindo as diversas formas de aprender. Peça que após se aprofundarem no assunto, que eles desenhem e escrevam o que fizeram nas últimas férias. O objetivo é resgatar o repertório lexical dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Mostre um mapa conceitual simples sobre o tema "Quarantine and Vacation" e explique do que se trata e como se preenche.

  3. Etapa 3 - Criando o mapa conceitual

    Entregue uma folha com um mapa conceitual em branco para cada aluno, contendo uma ideia central ("Quarantine and Vacation") e 8 sub-ideias a serem preenchidas em inglês. As sub-ideias podem ser: o que é, diferenças, semelhanças, atividades, lazer, sentimentos, aprendizados, efeitos na rotina, entre outros.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do primeiro nível de profundidade

    Dê 5 minutos aos estudantes para preencherem o primeiro nível de profundidade do mapa conceitual (ideia central e 8 sub-ideias).

  5. Etapa 5 - Exemplos

    Mostre exemplos de mapas conceituais completos sobre o tema para inspirar os alunos.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do segundo nível de profundidade

    Dê mais 10 minutos aos estudantes para adicionarem o segundo nível de profundidade do mapa conceitual, escrevendo palavras ou frases, em inglês, que expressem as ideias de cada sub-ideia.

  7. Etapa 7 - Compartilhamento de ideias

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para compartilhar seus mapas conceituais e discutir as semelhanças e diferenças entre eles. Cada grupo apresentará sua discussão para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical sobre temas familiares em inglês.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Reforçar o conhecimento sobre o tema "Quarantine and Vacation".

Critérios de avaliação

  • Coerência do mapa conceitual construído pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos no trabalho em equipe.
  • Uso correto das estruturas gramaticais e do vocabulário adequado à tarefa.

Ações do professor

  • Distribuir o material necessário.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Monitorar e orientar as atividades dos alunos.

Ações do aluno

  • Desenhar e escrever sobre as férias passadas.
  • Preencher o mapa conceitual com as ideias discutidas em sala de aula.
  • Trabalhar em equipe para discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais.