Aula sobre Queimadas No Pantanal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As queimadas no Pantanal têm sido um tema recorrente nos noticiários brasileiros. Essas queimadas são uma forma de intervenção humana no meio ambiente e podem causar danos irreparáveis à fauna e flora da região. É importante que os alunos compreendam a dimensão do problema e como ele pode afetar a biodiversidade e o equilíbrio ecológico do Pantanal. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um modelo para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para minimizar os impactos das queimadas no Pantanal.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema "Queimadas no Pantanal" e explique a importância do Pantanal para a biodiversidade brasileira. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 alunos e entregue para cada grupo uma lista de perguntas para serem respondidas sobre o tema. As perguntas devem incluir questões sobre as causas das queimadas, seus impactos na fauna e flora, as consequências para o meio ambiente e ações que podem ser tomadas para minimizar os danos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior. O mapa mental deve incluir as principais causas das queimadas, seus impactos na fauna e flora, as consequências para o meio ambiente e ações que podem ser tomadas para minimizar os danos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá escolher uma solução para minimizar os impactos das queimadas no Pantanal. A solução deve ser viável e ter um impacto positivo na região.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo da solução escolhida. O protótipo pode ser um desenho, um modelo em papel ou uma apresentação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma e receber feedback dos colegas. Em seguida, os grupos irão refinar sua solução com base no feedback recebido.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Conduza uma discussão em sala sobre as soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos irão compartilhar suas soluções e discutir as vantagens e desvantagens de cada uma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para minimizar os impactos das queimadas no Pantanal.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo.
  • Qualidade e viabilidade da solução apresentada pelo grupo.
  • Capacidade dos alunos em refinar sua solução com base no feedback recebido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos em todas as etapas do processo.
  • Estimular a participação de todos os alunos e garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir com ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do processo.
  • Compartilhar ideias e trabalhar em equipe.
  • Refinar sua solução com base no feedback recebido.