Aula sobre Queimadas No Pantanal

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As queimadas no Pantanal são um tema atual e de extrema importância para a compreensão da dinâmica dos componentes físico-naturais no território nacional. O Pantanal é uma das maiores planícies alagáveis do mundo e abriga uma grande diversidade de fauna e flora, sendo considerado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO. No entanto, nos últimos anos, o Pantanal tem sofrido com um aumento significativo no número de queimadas, o que tem causado impactos ambientais e sociais graves. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o tema, buscando entender as diferentes perspectivas e emoções envolvidas nas queimadas no Pantanal.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema das queimadas no Pantanal, contextualizando-o e explicando sua importância. Além disso, apresente exemplos de como o tema pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia sobre as queimadas no Pantanal, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente os estudantes durante o processo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas e emoções envolvidas nas queimadas no Pantanal.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre as causas das queimadas

    Os alunos irão realizar uma pesquisa em grupo sobre as causas das queimadas no Pantanal, utilizando fontes confiáveis e diversas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Os grupos irão apresentar os resultados de suas pesquisas para a turma, compartilhando suas descobertas e aprendizados.

  6. Etapa 6 - Reflexão e síntese

    Conduza uma reflexão e síntese sobre o tema, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a pensarem em ações práticas para combater as queimadas no Pantanal.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade e o resultado do trabalho em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de fontes diversas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões socioambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante a atividade.
  • Qualidade do trabalho em grupo e do mapa de empatia criado.
  • Qualidade da pesquisa realizada e dos resultados apresentados.
  • Reflexão crítica sobre o tema e proposição de ações práticas para combater as queimadas no Pantanal.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a análise crítica de fontes diversas.
  • Conduzir a reflexão e síntese sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa de empatia sobre as queimadas no Pantanal.
  • Realizar uma pesquisa em grupo sobre as causas das queimadas no Pantanal.
  • Apresentar os resultados da pesquisa para a turma.
  • Refletir criticamente sobre o tema e propor ações práticas para combater as queimadas no Pantanal.