Aula sobre Queimadas No Pantanal

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As queimadas no Pantanal são um tema atual e relevante para a Geografia e para a sociedade na totalidade. O Pantanal é uma das maiores planícies inundáveis do mundo e abriga uma grande biodiversidade, mas está sofrendo com as queimadas que têm ocorrido com mais frequência nos últimos anos. É importante que os alunos entendam as causas e consequências das queimadas, bem como as medidas que podem ser tomadas para preveni-las. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre as queimadas no Pantanal, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução ao tema das queimadas no Pantanal, apresentando dados e imagens para contextualizar o assunto. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a proposta de criar um jogo sobre as queimadas no Pantanal.

  2. Etapa 2 - Definição do nome do jogo e objetivo

    Cada grupo deverá escolher um nome para o jogo e definir qual será o objetivo principal. O objetivo deve estar relacionado com a prevenção das queimadas e a conscientização sobre a importância do Pantanal para a biodiversidade.

  3. Etapa 3 - Definição dos desafios do jogo e níveis

    Os grupos deverão definir quais serão os desafios do jogo e como eles serão apresentados em diferentes níveis de dificuldade. Os desafios devem estar relacionados com as causas e consequências das queimadas no Pantanal.

  4. Etapa 4 - Esquema de recompensas

    Os grupos deverão definir um esquema de recompensas para os jogadores que conseguirem cumprir os desafios. As recompensas podem ser pontos, estrelas, medalhas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Informações para o consumidor final

    Os grupos deverão criar um material informativo para ser apresentado aos jogadores, contendo informações sobre as queimadas no Pantanal e sobre a importância da prevenção.

  6. Etapa 6 - Finalização

    Os grupos deverão apresentar seus jogos para a turma e explicar como eles foram desenvolvidos. Promova uma votação para escolher o jogo mais engajador e criativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
  • Promover a conscientização sobre a importância do Pantanal para a biodiversidade.
  • Estimular a prevenção das queimadas e o cuidado com o meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
  • Clareza e qualidade das informações apresentadas para o consumidor final.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das queimadas no Pantanal de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação dos jogos, tirando dúvidas e dando feedbacks.
  • Estimular a participação e colaboração entre os membros dos grupos.
  • Promover uma discussão sobre as causas e consequências das queimadas e sobre a importância da prevenção.
  • Avaliar e dar feedbacks sobre os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar um jogo sobre as queimadas no Pantanal.
  • Definir o nome do jogo, o objetivo, os desafios e o esquema de recompensas.
  • Criar um material informativo para ser apresentado aos jogadores.
  • Participar ativamente durante a atividade, colaborando com os membros do grupo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma e explicar como ele foi desenvolvido.